Projeto De Bem com Você realiza primeira oficina no Vale do Ribeira

Parceria firmada entre CONSAÚDE e ABIHPEC atendeu as 10 primeiras pacientes oncológicas na região, através de palestra, distribuição de kits de beleza e da oficina da beleza, durante evento de estreia do projeto “De Bem Com Você – A Beleza Contra o Câncer.” Evento faz parte da programação da campanha Rosa é amor: Outubro Rosa CONSAÚDE 2013

Maria e Maria, Ivethe, Elaine, Vanessa, Custódia, Eunice, Jurema, Niedja e Elza, mulheres vitoriosas e belas, sobretudo no dia que serviu de ponto de partida para as oficinas do projeto “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer”, dia 7 de outubro, no auditório do HRLB/CONSAÚDE, em Pariquera-Açu/SP, interior de São Paulo.

O projeto é resultado de uma ação social coordenada pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), em parceria com o projeto Look Good Feel Better®, realizado em várias partes do mundo – agora de forma inédita no interior do estado, mais precisamente no Vale do Ribeira, junto ao CONSAÚDE (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira), consórcio ligado a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES).

Desde sua criação por parte da ABIHPEC, há cerca de dois anos, a iniciativa só havia ocorrido em unidades hospitalares localizadas na capital paulista. À partir da palestra explicativa e da oficina, realizadas dia 7, o projeto atinge o interior do estado de forma contundente, mudando a abordagem da humanização no atendimento em saúde pública voltado para pacientes oncológicas. Na ocasião, as pacientes atendidas foram das cidades de Cananeia, Eldorado, Iguape, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu e Registro.

Para Claudio Viggiani, diretor de responsabilidade social da ABIHPEC, a chegada do projeto ao interior do estado é um incentivo a mais para intensificar a ação. “O projeto começou um ano e meio atrás e estava concentrado na capital paulista, e agora pela primeira vez chegamos ao interior. Estamos muito satisfeitos com o que ocorreu aqui na região de atendimento do CONSAÚDE, já que esta necessitava de uma ação junto as pacientes oncológicas do Vale. É importante também por ser um consórcio regionalizado formado por dezenas de cidades e por ser uma região geográfica com carência de recursos. Esperamos que este primeiro dia seja um multiplicador para que este projeto seja expandido para outras regiões no interior do estado de São Paulo.”

A oficina faz parte da programação da campanha “Rosa é amor: Outubro Rosa CONSAÚDE 2013,” que teve inícío com a Oficina de Confecção de Laços no pátio dos ambulatórios no HRLB/CONSAÚDE, dia 02 de outubro, e que também terá programação no Litoral Sul, com ações junto ao Hospital Regional de Itanhaém e municípios próximos.

Este primeiro dia de oficina ficará na história não somente para as pacientes, mas na lembrança de todos os parceiros e colaboradores que disponibilizaram seu tempo e dedicação em prol do combate e prevenção ao câncer. Para esta primeira oficina foram selecionadas 12 pacientes de diversos municípios da região, das quais somente 10 puderam estar presentes. Além de cada uma das pacientes ser presenteada com um kit contendo produtos das empresas associadas e patrocinadoras do projeto “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer”, o dia ficou marcado pela interação entre o público e a unidade hospitalar, pela troca de experiências entre as próprias pacientes que contaram um pouco de sua luta contra o câncer ou mesmo por ser um dia especial para todas elas.
Segundo a diretora superintendente do CONSAÚDE, Maria Cármen Amarante Botelho, a satisfação não foi somente das pacientes, mas também de quem presenciou a sua felicidade: “É uma felicidade muito grande estar assistindo este evento hoje, é uma satisfação grande presenciar a alegria dessas mulheres que estão aqui melhorando seu bem estar e como também o seu dia a dia. A gente observa o momento como elas chegaram e como estão saindo da oficina. Presenciamos que fez muito bem a elas, mas ainda muito mais para nós do Consórcio. A parceria da ABIHPEC com o CONSAÚDE permitiu inovar a relação da unidade com seus usuários.”

O setor de oncologia do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua atende aproximadamente 150 pacientes (mulheres). Em relação as oficinas da Beleza somente 12 mulheres podem ser atendidas simultaneamente e com a devida atenção pelo ‘De Bem com Você” e seus voluntários. As oficinas ocorrerão sempre uma vez ao mês, a próxima ocorrerá em novembro, porém a data ainda será definida.

Depoimentos das pacientes:

“Não tenho palavras para descrever o que senti. Foi muito bom isso que ocorreu na minha vida, foi um dia totalmente diferentes do que já vivi. Tivemos um dia de muito aprendizado e uma troca de ideias com outras pacientes.” – Niedja Maria Clementino de Lima – Registro/SP

“Foi maravilhoso, muito bom. Me senti muito feliz. Hoje (dia seguinte ao evento), fiz minha maquiagem e fui à feira (risos)” – Ivethe Pereira Lisboa – Cananeia/SP

“Gostei, valeu muito a pena. Trocamos assuntos e novidades com as outras pacientes. A palestra também foi muito boa e trouxe conhecimentos a todas nós.” – Maria de Jesus Lima Malaquias – Pariquera-Açu/SP.

Compartilhe