Representante do CONSAÚDE participa de 1º Fórum Nacional sobre Serviços Farmacêuticos em Hospitais

Em todo Brasil, 250 hospitais públicos e privados foram convidados a participar do evento, realizado em Brasília/DF, dias 25 e 26 de agosto, entre eles o Hospital Regional Vale do Ribeira (HRVR/CONSAÚDE), através da Farmacêutica, Flavia Rascado Matos Muniz, Chefe do Serviço de Farmácia da unidade.

O 1º Fórum Nacional sobre Serviços Farmacêuticos em Hospitais teve como principal objetivo reunir os profissionais da área da farmácia hospitalar, os gestores do SUS e os administradores das unidades hospitalares para compartilharem as experiências que podem orientar o aprofundamento do tema. Em dezembro de 2010, foi criada e posta em prática a portaria brasileira relativa ao serviço de farmácia hospitalar (nº 4.283/2010), desta forma o fórum foi uma maneira de rediscutir os avanços obtidos no setor com a implementação até então das normas estabelecidas na portaria.

De acordo com Rascado, o fórum trouxe a todos os presentes uma oportunidade de analisar a realidade da assistência farmacêutica atualmente realizada em várias regiões e instituições do país. “Foi possível ver junto aos colegas de hospitais particulares e públicos, tais como Hospital Regional, o que podemos melhorar ainda mais na instituição e o que podemos implantar de mudanças para tornar o setor de farmácia mais dinâmico e a par das últimas novidades. A discussão feita em relação à funcionalidade da nova portaria trouxe muita compreensão do peso do trabalho do farmacêutico na instituição.”

Na ocasião foram destacados quatro eixos, cujos temas foram: a gestão da informação, o ensino, a pesquisa e a educação permanente em saúde, o cuidado e a segurança do paciente. Além do processo de trabalho, que é referente à infraestrutura física, tecnológica e aos recursos humanos no desenvolvimento das atividades da Farmácia Hospitalar. O papel do farmcêutico na estrutura hospitalar também foi muito discutida no Fórum

A presidente da SBRAFH (Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar), Eugenie Desirèe Rabelo Néri afirmou, durante o encontro, que todos os profissionais sócios terão acesso ao MICROMEDEX, banco de dados mundial de medicamentos, uma oportunidade para quem for associado tenha contato com novos medicamentos e suas interações.
O evento foi realizado e organizado pelo Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), órgão ligado ao Ministério da Saúde.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12