Reunião discute planos para o Hospital de Apiaí e o futuro da saúde no Alto Vale

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deputado estadual Samuel  Moreira, Departamento Regional de Saúde (DRS-XVI Sorocaba), Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (CONSAÚDE) e membros dos poderes executivos e legislativos municipais do Alto Vale estiveram reunidos para buscar soluções integradas dos problemas ligados à rede de saúde básica da região e do Hospital Dr. Adhemar de Barros. O encontro ocorreu dia 5 novembro, no Plenário Dr. Rubens Calazans Luz, na Câmara Municipal de Apiaí/SP e contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas.

Durante o encontro foram discutidas duas ações principais para melhorar a saúde da região, que devido a localização geográfica e a falta de infraestrutura dos municípios necessita de uma unidade hospitalar funcionando no Alto Vale. A primeira solução, a curto prazo, refere-se ao aumento do repasse Estadual para financiamento do Hospital, devido a falta das contrapartidas municipais, acordadas no convênio entre a Associação Beneficente de Apiaí (ABA) e os municípios de Apiaí, Barra do Chapéu, Itaóca, Itapirapuã Paulista e Ribeira.

Já a segunda, a longo prazo, estabelece a criação de um plano de saúde para esta região, ou seja, um Projeto Modelo específico para o Alto Vale. O secretário estadual adjunto da saúde, Dr. José Manoel, chamou atenção para a disposição do Estado em participar deste processo. Além de chamar atenção para a existência do CONSAÚDE na região, como ferramenta unificadora de ações e capaz de resolver rapidamente os problemas de forma qualificada devido a sua experiência, buscando instrumentalizar esta mudança para criar resultados mais ágeis.

Em sua fala inicial o deputado estadual Samuel Moreira, destacou a necessidade de definir melhor o papel de cada ente na questão da saúde local. O fato é que precisamos definir quais os serviços que precisamos no hospital, quanto isso custará e quem financiará isso. Temos de levar em conta as esferas de responsabilidade dos entes federativos. Espero que estejamos aqui reunidos e cheguemos a uma decisão adequada para todos e de forma conjunta. Acredito que devemos arrumar todo o sistema de saúde na região chegando então ao Hospital, mas a unidade necessita de um aporte financeiro para fazer um atendimento de qualidade. Devemos evitar uma crise como ocorreu anteriormente.”

Os presentes destacaram a necessidade de melhoras no que diz respeito à saúde regional. O secretário adjunto avaliou a visita à região como positiva e chamou atenção para manter as conquistas já alcançadas. “Nesta reunião de trabalho foi possível verificar in loco os problemas relacionados ao Hospital, fazer uma análise das ações de saúde, da atenção básica e da saúde do Alto Vale como um todo. Atualmente o Hospital está tendo de resolver uma série de problemas que poderiam ser sanadas pela simples prevenção. Acho este um desafio grande. Mas tenho tranqüilidade em reconhecer o que está em evolução e que devemos manter tudo o que foi conquistado para não perdê-lo, além de aperfeiçoá-lo,” finalizou José Manoel.

Outro assunto bastante discutido na região foi o índice de mortalidade infantil e baixo IDH (índice de desenvolvimento humano) da região, considerado alto em relação a média do estadual. Uma das ações mais discutidas para o Alto Vale está ligado justamente ao atendimento materno infantil – o que abrange todos os níveis dos serviços de saúde: unidades básicas municipais, PSF’s e o Hospital Adhemar de Barros. Atualmente um simples acompanhamento ou até mesmo o pré-natal das gestantes sofre com os problemas na infraestrutura do setor saúde.

Samuel Moreira acrescentou ao final do encontro da necessidade da união entre estado e municípios, CONSAÚDE e população. “Não podemos trabalhar um contra o outro, mas todos com o mesmo objetivo, pois no fim quem acabará fazendo uso dos serviços é a população. Sempre existirão aqueles que não querem que dê certo. Além disso, o Estado precisa dar mais atenção para o Alto Vale devido aos índices baixos de desenvolvimento,” finalizou o líder do Governo na Assembléia.

Por fim, o prefeito de Apiaí e presidente do CONSAÚDE, Emílson Couras, solicitou à secretaria que realmente repensasse o planejamento para a região. Já a Procuradora Jurídica do CONSAÚDE, Amélia Godke, reiterou a necessidade de uma solução breve para a questão do aumento do repasse por parte da SES.  Em razão disso foi agendada uma reunião no próximo dia 10 de novembro em Sorocaba/SP, na sede da DRS XVI, para debater o repasse e também questões técnicas relativas ao setor. No encontro estarão presentes representantes do Estado, DRS, CONSAÚDE e municípios.

Além das presenças do líder do governo na Assembléia, deputado estadual Samuel Moreira, do secretário adjunto da saúde, José Manoel e do coordenador da Coordenadoria das Regiões de Saúde, Dr. Affonso Viviani Jr. Estivem presentes também na Câmara de Vereadores de Apiaí, pelo CONSAÚDE, a procuradora jurídica Amélia Godke, a diretora Administrativa Financeira, Chrisitianne Andriello, a diretora de serviços do Hospital Adhemar de Barros, Loreci Fátima e a enfermeira Claudineli Zagui, e os integrantes do Departamento Regional de Saúde. Além dos prefeitos Emílson Couras (Apiaí), Eduardo Fillietaz (Barra do Chapéu), Gidione Macedo (Ribeira) e representantes das cidades de Itaóca e itapirapuã Paulista, vereadores e lideranças regionais.

O encontro em questão foi planejado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira que tem buscado uma solução para os problemas relativos à saúde na região, conjuntamente com municípios, governo do Estado e a DRS XVI.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12