SCIH realiza capacitação em limpeza hospitalar

A equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB/CONSAÚDE) realizou nos dias 23, 24 e 25 de julho, o 2º treinamento sobre limpeza e desinfecção concorrente e terminal de ambientes, mobiliários, equipamentos, superfícies fixas e artigos não críticos com o limpador e desinfetante hospitalar.

A ação foi em parceria com a enfermeira Ludmila Pompeu, da empresa Recommed, fornecedora do produto Optigerm, que é utilizado pelo HRLB para as higienizações. Também houve apoio e colaboração da Diretoria e Coordenações de Enfermagem, Diretoria de Serviços Administrativos e Diretoria de Serviços Técnicos e Auxiliares do HRLB.

As enfermeiras Ludmila Pompeu e Ivana Souza, e o auxiliar de enfermagem Junior Muniz percorreram a maioria dos setores, nos períodos diurno e noturno, ministrando as palestras sobre o tema, reunindo os colaboradores em pequenos grupos, os quais, por sua vez, foram bem receptivos e aproveitaram a oportunidade para ouvir e esclarecer dúvidas sobre o tema.

O objetivo do treinamento foi atualizar e orientar os profissionais para criar e manter um ambiente hospitalar e de trabalho, limpo e agradável para recepcionar os pacientes e prevenir infecção hospitalar cruzada.

O evento foi encerrado com um balanço positivo. Esta etapa do trabalho de educação continuada, desenvolvido pelo SCIH, com o objetivo de atingir a maioria dos setores, alcançou quase 300 colaboradores, que somados ao 1º treinamento, totalizou cerca de 600 profissionais capacitados.

A equipe do SCIH-HRLB é composta pelo médico infectologista Arnaldo Zardo, a enfermeira Ivana Souza, o auxiliar de enfermagem Junior Muniz e o oficial administrativo Robson Régio.

O SCIH está à disposição de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O ramal para contato é o 9688 e o e-mail: scih@consaude.org.br.

Compartilhe