Sobre o CONSAÚDE

Missão
Promover a atenção integral à saúde, oferecendo serviços de qualidade à população de todo Vale do Ribeira no estado de São Paulo e Litoral Sul, com atendimento humanizado e multiprofissional, integrado ao SUS (Sistema Único de Saúde), participando da formação e desenvolvimento dos recursos humanos para a satisfação dos usuários.
Histórico
A ideia de que municípios com baixos índices sociais têm que se unir para organizar, planejar e promover o desenvolvimento foi o ponto de partida para a criação do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR). O modelo foi inspirado no Codivap, o consórcio que reúne os municípios do Vale do Paraíba. Em seu início tornaram-se integrantes do consórcio os 26 municípios (ver mapa) que têm características sócio-econômicas semelhantes e proximidade geográfica.

Atualmente 24 cidade integram o CONSAÚDE. O ano era 1989 e os prefeitos iniciavam seus mandatos e debatiam, com fôlego renovado, os problemas e as soluções para estabelecer uma nova realidade para o Vale do Ribeira, região que era conhecida como “a mais pobre do Estado de São Paulo”.

Ao mesmo tempo em que buscavam compreender a contradição de uma região que abriga um dos mais ricos ecossistemas do planeta e os priores indicadores sociais do Estado mais rico da Federação, os prefeitos reunidos no Codivar detectaram que a problemática do setor de saúde era um dos principais entraves ao desenvolvimento do Vale do Ribeira onde 98% da população dependiam do sistema público. Foi nessa busca de melhorar o setor de saúde que o codivar e o Escritório Regional de Saúde (Ersa), então responsável pelas ações da Secretaria de Saúde na região, definiram para o consórcio a responsabilidade de planejar as ações e gerenciar os recursos da saúde pública na região.

O consórcio passou a gerenciar o Complexo Ambulatorial Regional (CAR), o Laboratório Regional, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU Vale do Ribeira) e o Hospital Regional do Vale do Ribeira (HRVR). O então prefeito de Juquiá, Antonio Alonso, assinou o primeiro convênio com a Secretaria da Saúde e presidiu o consórcio durante um ano e seis meses. Era uma época em que o Vale do Ribeira vivia um momento delicado de sua história com a extinção da Superintendência de Desenvolvimento do Litoral Paulista (Sudelpa) pelo governo do Estado, deixando os municípios órfãos de um grande parceiro na construção da infraestrutura urbana e rural.

O Codivar tornou-se também responsável pela divisão da herança de máquinas e equipamentos da Sudelpa. Uma outra questão preocupava as lideranças regionais e, em especial, os prefeitos que eram responsáveis pro gerir os municípios, construindo políticas públicas que apontassem novos caminhos para a região: a Constituição Federal, promulgada em 1988, estabeleceu novos parâmetros, dificultando ainda mais o relacionamento entre o homem e o meio ambiente. Foi também nessa época que foram apontados como instrumentos importantes para o desenvolvimento regional a elaboração do macrozoneamento, definindo áreas de preservação, áreas agricultáveis e regularização fundiária, além do aproveitamento racional dos recursos hídricos com barramento do Rio Ribeira para aproveitamento de energia e controle de cheias.

Como o gerenciamento da saúde ocupava integralmente a atenção dos prefeitos, em detrimento do debate das diretrizes do desenvolvimento regional, em dezembro de 2001 o prefeito de Registro, Samuel Moreira da Silva Junior, então presidente do CODIVAR, propôs o desmembramento em dois consórcios. Os prefeitos aprovaram a alteração da razão social do consórcio, criando o CONSAÚDE - Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira - especificamente para gerenciar a saúde, mantendo o CNPJ e as obrigações assumidas originalmente pelo CODIVAR que, então, tornou-se responsável pelo debate das questões relativas ao desenvolvimento regional.

A operacionalização do CONSAÚDE ficou a cargo de uma equipe técnica, sob o comando do diretor-superintendente. O cargo de superintendente é avaliado pelo conselho de prefeitos a cada dois anos, quando o mandato do titular é renovado.
Estrutura
CONSAÚDE CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DO VALE DO RIBEIRA E LITORAL SUL Rua dos Expedicionários, 140 - Centro Pariquera-Açu/SP - CEP: 11930-000 Pabx: (13) 3856-9600 - Fax: (13) 3856-1960

H.R.L.B. - H.R.L.B. - HOSPITAL REGIONAL LEOPOLDO BEVILACQUA Rua dos Expedicionários, 140 – Centro Pariquera-Açu/SP - CEP: 11930-000 Pabx: (13) 3856-9600 - Fax: (13) 3856-1960

LABORATÓRIO REGIONAL Rua Guanabara, 157 – Centro Registro/SP - CEP: 11900-000 Pabx: (13) 3821-5591 - Fax: (13) 3821-6088

C.A.R. - COMPLEXO AMBULATORIAL REGIONAL Av. Clara Gianotti de Souza, 823 – Centro Registro/SP - CEP: 11900-000 Pabx: (13) 3821-2764 - Fax: (13) 3821-7266

H.R.J.R.- HOSPITAL REGIONAL JORGE ROSSMANN Itanhaém/SP - CEP: 1206-100 Pabx: (13) 3421-1900 - Fax: (13) 3421-1900
Diretoria
PRESIDENTE Gilson Wagner Fantin

Prefeito Municipal de Registro/SP

VICE-PRESIDENTE Jefferson Luiz Martins

Prefeito Municipal de Barra do Turvo/SP

PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL Luciano Polaczek Neto

Prefeito Municipal de Apiaí/SP

VICE- PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL Valmir da Silva

Prefeito Municipal de Iporanga/SP

DIRETOR SUPERINTENDENTE José Antônio Antosczezem

DIRETOR FINANCEIRO Marcos José Ponsone

PROCURADOR JURÍDICO GERAL Adílson Guimarães

DIRETORA ADMINISTRATIVA Bianca Sant'Ana Pereira Palfi

DIRETORA DE RECURSOS HUMANOS Leiri Cristina Kozikoski de Mello
Assembleia Geral de Prefeitos
Apiaí LUCIANO POLACZEK NETO

Barra do Chapéu JANETE SARTI DO AMARAL

Barra do Turvo JEFFERSON LUIZ MARTINS

Cajati LUCIVAL JOSÉ CORDEIRO

Cananéia GABRIEL DOS SANTOS OLIVEIRA ROSA

Eldorado DURVAL ADELIO DE MORAIS

Iguape WILSON ALMEIDA LIMA

Ilha Comprida GERALDINO BARBOSA DE OLIVEIRA

Iporanga VALMIR DA SILVA

Itanhaém MARCO AURÉLIO GOMES DOS SANTOS

Itaóca FREDERICO DIAS BATISTA

Itapirapuã Paulista JOÃO BATISTA DE ALMEIDA CÉSAR

Itariri DINAMÉRICO GONÇALVES PERONE

Jacupiranga DEBORA CRISTINA VOLPINI

Juquiá RENATO DE LIMA SOARES

Miracatu EZIGOMAR PESSOA JUNIOR

Mongaguá ARTUR PARADA PRÓCIDA

Pariquera-Açu JOSÉ CARLOS SILVA PINTO

Pedro de Toledo ELEAZAR MUNIZ JUNIOR

Peruíbe LUIZ MAURICIO PASSOS DE CARVALHO PEREIRA

Registro GILSON WAGNER FANTIN

Ribeira JONAS DIAS BATISTA

Sete Barras DEAN ALVES MARTINS

Tapiraí ALVINO GUILHERME MARZEUSKI
Conselho de Administração
Protocolo de Intenções
Estatuto do Consaúde
Mapa de Abrangência
ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA DO CONSAÚDE Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Cananéia, Cajati, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itanhaém, Itapirapuã Paulista, Itaóca, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Peruibe, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Mongaguá, Registro, Ribeira, Sete Barras, Sete Barras e Tapiraí.