Unidades do CONSAÚDE participam de “Encontro Regional Rede de Atenção Materno e Infantil Rede Cegonha”

Profissionais técnicos do Consórcio ligados ao HRLB, HRI, Laboratório Regional e CAR estiveram presentes nas discussões sobre ‘Os Desafios para implantação da Rede Cegonha na região’

Colaboração: Fabiana Patucci – Departamento Regional de Saúde
DRS XII Registro

No dia 03 de outubro, em Registro/SP, foi realizado o “Encontro Regional Rede de Atenção Materno e Infantil Rede Cegonha.” O evento teve como organizador o Departamento Regional de Saúde (DRS XII Registro), da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O Encontro teve como objetivo principal fortalecer a assistência materno e infantil, disseminando os princípios da ‘Rede Cegonha’ entre as equipes técnicas dos municípios da região e unidades de referência, através da troca de experiências e ideias entre as equipes de saúde da região. Todos localizados na área de atendimento do Departamento.

Dividido em três momentos, apresentação das iniciativas ligadas a Rede Cegonha e seus objetivos, na região, mesa redonda com os participantes e elaboração de propostas futuras para o setor, o evento envolveu os diversos participantes de forma a garantir um consenso em relação as ações a serem realizadas na região.

Além dos integrantes da DRS XII que organizaram o evento, Diretor Técnico do DRS XII, Sr. Nilson Rezende Lara e equipe técnica, estiveram presentes profissionais de vários segmentos do setor de 15 municípios da região, como também do Hospital Regional Leopoldo Bevilacqua (HRLB/CONSAÚDE), Hospital São João, Hospital Regional de Itanhaém (HRI/CONSAÚDE), Hospital Guilherme Álvaro, Grupo de Vigilância Epidemiológica e Sanitária XXIII, Complexo Ambulatorial Regional (CAR/CONSAÚDE), Laboratório Regional (CONSAÚDE) e membro do Departamento Regional da Baixada Santista (DRS IV Santos) – aproximadamente 180 participantes.

O ponto alto deste encontro foi à formação de uma mesa redonda para discussão de diversos pontos de atenção ao cuidado da gestante, da puérpera e da criança, contando com a participação das interlocutoras regionais da Saúde da Mulher Sra. Tereza Hanae e Sra. Regina Maeji do DRS XII, como mediadoras da mesa de discussão, com os seguintes participantes: Dr. Elson Luiz de Queiroz (NASF Registro), Dr. Osmar Mitsuo Ohara (NASF Registro), Priscila Mandú Morais (NASF Registro), Virgínia Schimdt (Farmacêutica Juquiá), Maria Cecília Rossi (GVE XXIII), Dr. Fredy Paredes (HRLB/CONSAÚDE), Dra. Inês Kawamoto (Hospital São João), Dra. Simone Mello (HRLB/CONSAÚDE), Silvia Mayumi Koga (Laboratório Regional/CONSAÚDE) e a Sra. Adriana Bouças (Coordenadora Estadual das Ações de Alimentação e Nutrição São Paulo/SES/SP) com o objetivo de discutir “Os Desafios para implantação da Rede Cegonha na região”.

O diretor técnico do HRLB/CONSAÚDE, Fredy Paredes, destacou o encontro com positividade o encontro organizado pela DRS XII Registro: “Foi um encontro muito salutar, pois discutimos os mecanismos para obter uma saúde materno infantil de qualidade, humanizada, visando cuidar a célula importante da sociedade que é a família, mas adequada a nossa realidade utilizando de maneira eficiente os recursos de nossa região.”

O diretora técnico do HRLB/CONSAÚDE, Fredy Paredes, apresentou a estrutura da unidade durante sua explanação no Encontro.

O diretora técnico do HRLB/CONSAÚDE, Fredy Paredes, apresentou a estrutura da unidade durante sua explanação no Encontro.

A ‘Rede Cegonha’ visa garantir o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. A Rede é composta por 4 componentes: pré natal, parto e nascimento, puerpério e atenção integral a saúde da criança e sistema logístico.

Ao final do encontro surgiram propostas de melhorias da rede de cuidado da mulher e da criança ficando agendada uma reunião para o dia 10 de outubro, na sede do DRS XII, para dar continuidade às propostas levantadas.