Unidades do CONSAÚDE são referência na região do Vale do Ribeira

Referência para casos de alto risco em diversas áreas, o Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua presta atendimento a mais de 250 mil habitantes, além de veranistas e usuários da BR 116. Assim como o SAMU Vale do Ribeira no setor de pré-hospitalar de urgência e emergência

No período que engloba as festas de fim de ano e as férias de verão, nossa região recebe milhares de turistas provenientes de diferentes regiões do estado e também do país que buscam a tranquilidade e explorar o turismo no Vale, tais como suas praias, cavernas e outras atrações culturais e de lazer.

Para atender as demandas de saúde destes e dos motoristas que trafegam o ano inteiro na rodovia Régis Bittencourt (BR 116), como também os usuários do Sistema Único de Saúde localizados no Vale do Ribeira, o Consórcio Intermunicipal de Saúde disponibiliza serviços e profissionais qualificados como os existentes em unidades de saúde de grandes centros, como por exemplo, Sorocaba, Santos, Curitiba e São Paulo. O HRLB é uma referência para casos de alto risco em traumato-ortopedia, gravidez de alto risco, neurologia, oncologia, urologia, cirurgia geral, entre outros. Somando-se a estes serviços como os de UTI Adulto e Neonatal, e o funcionamento do Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico, 24hs por dia, o ano inteiro.

Só para citar alguns números de atendimentos realizados durante este período no HRLB/CONSAÚDE chamamos a atenção do P. Socorro e do Pronto Atendimento que realizaram um total de 1.255 atendimentos entre os dias 22 de dezembro de 2013 e 1º de janeiro de 2014.

Chamou a atenção também o grande número de partos realizados na unidade em dezembro do ano passado:155. Entre os dias 21 do mesmo mês ao dia 1º de janeiro as equipes do Centro Obstétrico e Alojamento Conjunto atenderam 72 partos.

Já em relação ao serviço pré-hospitalar ligado ao Consórcio, o SAMU Vale do Ribeira, vale destacar as centenas de atendimentos prestados durante o feriado de fim de ano, dias 24 a 1º de janeiro. Os profissionais do SAMU/CONSAÚDE realizaram 268 atendimentos, entre transferências e inúmeras ocorrências, como acidentes automobilísticos graves e casos clínicos de várias classificações.

Um dos pacientes atendidos durante o feriado de fim de ano foi o próprio presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira, o prefeito de Pedro de Toledo, Sérgio Miyashiro, que deu entrada junto ao HRLB, em Pariquera-Açu/SP, com uma fratura de coluna provocada por um acidente doméstico, dia 24 de dezembro. A lesão na coluna lombar poderia provocar lesões neurológicas ao paciente, ou seja, se tratava de um caso delicado:

Agradeço a todos os funcionários e médicos pelo atendimento que tive, desde o 192 e do pronto atendimento local até ser encaminhado pela regulação para o Hospital Regional onde fiquei internado. Quero ressaltar a qualidade e a capacidade técnica dos profissionais envolvidos em meu atendimento, bem como da estrutura do Hospital.”

Miyashiro ficou internado na unidade por uma semana, quando aguardou a realização de sua cirurgia pela equipe de Neurologia formada pelos médicos: Alexandre Negrão, Amílcar Dvilevicius e José Iram Mendonça do Rego. O paciente foi operado e devidamente estabilizado, e sua lesão neurológica evitada.

O prefeito se recupera no município de Pedro de Toledo, está caminhando e fará o acompanhamento no próprio hospital. “É oportuno registrar que neste período em que estive sob os cuidados do hospital pude verificar as necessidades da unidade, que é a referência em nossa região. Estaremos paulatinamente solucionando estas demandas a fim de que a instituição possa melhor atender o usuário do SUS e pela importância que o Hospital Regional tem para a população do Vale do Ribeira. Como Presidente do CONSAÚDE conheço as responsabilidades do cargo e acredito que, juntamente com os outros prefeitos que compõem o Consórcio, podemos evoluir para oferecer cada vez mais um atendimento de saúde digno e humanizado.”

Compartilhe