UTI Neonatal do HRVR/CONSAÚDE agora tem “Hora do Soninho”

Também chamada Hora de Descanso, iniciativa busca dar mais conforto aos pequenos pacientes

Há mais de um mês a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Regional Vale do Ribeira (HRVR/CONSAÚDE) implantou da chamada Hora do Soninho, que nada mais é que um momento de descanso para os bebês recém nascidos (Rns), em situação de risco, internados na unidade.

Este momento ou hora de descanso, ocorre todos dos dias, entre as 14 e 15hs,   pelo menos uma hora por dia, desde que não tenham horas de intervalo. Para o devido descanso dos recém-nascidos foi colocada uma vedação adequada nas janelas, o que permite uma penumbra e ambiente adequado para um descanso bem vindo. Mesmo durante a Hora do Soninho, a monitoração persiste, pois os funcionários permanecem no local, porém em silencio, tiram o telefone do gancho – tudo para uma melhor ambientação visando o conforto das crianças.

Em relação ao horário de visitas, este continua sendo realizado normalmente, desde que se respeitem os procedimentos e rotinas da UTI do HRVR/CONSAÚDE, principalmente neste momento de descanso.

Segundo a pediatra e médica chefe do setor, Cristina Marli, a implantação do serviço além de ser um desejo antigo da equipe, influencia diretamente no desenvolvimento dos pequenos. “É mais um passo na humanização da UTI em relação ao conforto e qualidade de atendimento dado aos pacientes. É sabido que a interferência no ciclo de vigília do sono causa stress a estes pequenos, além de uma serie de problemas na vida emocional, distúrbios afetivos, entre outros problemas que aparecem em outros períodos da vida.”

Para muitos leigos, a iniciativa pode passar despercebida, a possibilidade de mais horas de descanso causa impacto positivo na vida e saúde dos recém nascidos que tiverem passado pela UTI Neo. Já que certos procedimentos que ofereçam hábitos de normalidade podem salvar vidas.

Desde que a Hora do Soninho foi implantada, os bebes ficaram mais tranqüilos, possuem atualmente um sono melhor, além disso é visível a melhoria na progressão das dietas previamente estabelecidas pela equipe. Desta forma, o equilíbrio e a melhor qualificação das horas de sono dos RNs reflete diretamente em seu padrão fisiológico, encaminhando-o cada vez mais para a normalidade.

“Atualmente, nossa grande preocupação é que movimentamos muito os bebes, sempre necessitamos manipulá-los para tratá-los com remédios, colocar eletrodos, etc. Isso não da paz para o neném. Nós adultos temos nosso sistema nervoso central formado. Já estes pequenos não tem sistema propriamente formado, tanto na parte cognitiva ou emocional. Com o descanso, a fisiologia cerebral torna-se mais tranqüila, como na barriga da mãe, onde ele pode dormir e deitar de forma despreocupada,” acrescenta a médica.

A equipe da UTI Neo conta diariamente com seis (6) profissionais: três técnicos de enfermagem, uma enfermeira e dois médicos – todos devidamente habilitados.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12