Alta qualidade no serviço público foi destacado durante curso para os novos profissionais do HRI -Consáude

Itanhaém – A implementação de um Sistema de Saúde diferenciado pela alta qualidade dos serviços oferecidos à população e a abordagem do Código de Ética profissional do Servidor Público do Consaúde foram os temas abordados durante Curso especial para 239 profissionais concursados do Hospital Regional de Itanhaém (HRI-Consaúde). Realizado quinta e sexta, dias 25 e 26, na Câmara de Itanhaém, o curso contou também com a distribuição do Manual de Conduta do Consórcio.
Ao dar as boas-vindas aos novos profissionais, a superintendente do Consaúde, Maria Cármen Amarante Botelho, explicou que a missão do Consórcio em todas as suas unidades é oferecer à população um serviço de saúde pública de primeira qualidade. “Somos capazes de fazer o SUS que queremos, com serviços de ponta, normas de qualidade e levando em consideração o bem estar dos usuários e dos profissionais”, destacou.
Maria Cármen também abordou a importância do envolvimento e a dedicação de todos os profissionais: “Precisamos mostrar competência, hospitalidade e organização em todos os setores, desde a recepção até a alta médica”, afirmou. De acordo com ela, os serviços prestados pelo HRI são monitorados diariamente pela Secretaria de Estado dentro das normas de prestação de serviços, metas de produção e padrões de qualidade pré-estabelecidos. “A responsabilidade é de cada um de nós. Não podemos esquecer que todas as pessoas que chegam ao hospital estão com uma dor, um problema. E nós precisamos estar preparados para resolvê-lo. Precisamos estar em sintonia para cumprir com eficiência as nossas metas de trabalho porque não tenho dúvidas de que, em breve, estaremos ampliando os serviços e contratando mais pessoas”.
Ao proferir palestra sobre Ética – Direitos e Deveres do Funcionário Público, a especialista em gestão pública, Rosângela Vecchia, da Métodos Consultoria e Projetos Ltda, abordou a importância do servidor público na sociedade e a necessidade de se romper preconceitos enraizados, no qual, o serviço público é sinônimo de ineficiência. “É muito importante destacar que há ilhas de excelência no serviço público”.
Segundo ela, a área de saúde é a porta de entrada que recebe os impactos dos problemas sociais, daí a pressão em cima do servidor. “Essa pressão é concreta tende a crescer”, observou. Ela ressaltou a importância de se descobrir o valor da profissão em atender com a máxima eficiência ao interesse público, com qualidade e ética profissional. “O que motiva? Essa satisfação que só o servidor público tem de saber que ele pode resolver o problema da população em um serviço essencial na vida dela”.
O especialista Sinoel Barbosa abordou os princípios do SUS e esclareceu dúvidas dos novos profissionais em relação aos vínculos trabalhistas. “Vocês são servidores públicos contratados por todas as regras do serviço público, com seleção, concurso público, edital e aprovação. Estão, portanto, subordinados às regras dos serviços públicos , assim como a prestação de contas do Consaúde é ligado ao Tribunal de Contas”, explicou.
Durante a reunião, houve apresentação dos diretores do Consaúde em âmbito regional, dentro do HRI-Consaúde e a oficialização dos contratos de trabalho com expedição das carteiras profissionais e crachás digitalizados. A superintendente Maria Cármen fez um agradecimento especial à presidência da Câmara de Itanhaém e a todos os vereadores pela cessão do espaço para o curso.

Profissionais elogiaram a iniciativa
Os novos profissionais aprovaram o curso e destacaram sua importância para compreenderem o funcionamento do Consórcio e suas principais diretrizes. “Tiramos todas as nossas dúvidas. Os esclarecimentos foram muito importantes”, opinou Josiane Dias Santos que levou o seu bebê de três meses para a Câmara. “Eu não queria perder nenhum instante”, contou.
“Fiquei surpresa com o que vi. Está tudo ótimo, organizado e da melhor qualidade possível “, afirmou a auxiliar de Enfermagem, Adriana Teixeira de Deus ,da Praia Grande. O motorista Renato Oliveira da Guia definiu o curso como esclarecedor para “ninguém pode achar que está garantido pela estabilidade” . “O curso chamou a todos para a responsabilidade que é ser funcionário público”, comentou.
O auxiliar de serviços Valdir Santos Martins afirmou que o curso mostrou o funcionamento do SUS, do hospital e acabou com o “ diz que me diz” .“ Percebo que estar dentro de um hospital é diferente da imagem que a gente faz quando está do lado de fora”, comentou ele, novato na área da saúde. O médico cirurgião Anderson Teixeira Cavalcante afirmou que a organização e a estrutura apresentadas pelo Consórcio deverão suprir as necessidades da região.

Modelo administrativo do HRI pode servir de exemplo para o país
O médico Edson Keiji, que representou da Secretaria de Saúde do Estado, afirmou que o Consaúde está protagonizando uma nova tecnologia de gestão que pode servir de modelo para o país. “Trata-se da primeira experiência no Estado de São Paulo onde um Consórcio de prefeitos assume um hospital municipal e dá a ele um caráter regional. Em geral, pequenos municípios não têm condições de, sozinhos, instalar um hospital de maior complexidade. Então,os consórcios apresentam-se como grandes alternativas”, opinou.
O médico também lembrou que nesse ano o SUS comemora 20º aniversário de existência no Brasil. “Antes, os serviços eram separados, desintegrados. Era o antigo INAMPS que só atendia a parcela da população que tinha carteira de trabalho assinada. Quem não tinha carteira assinada, não tinha direito à assistência médica”, lembrou. De acordo com ele, apesar dos problemas enfrentados em muitos Estados, trata-se de um dos sistemas mais modernos do mundo. “A construção de um sistema de saúde é lento. O sistema de saúde inglês, o mais avançado do mundo, é semelhante ao Brasil. E foi implantado em 1948”, comparou. “São somente 20 anos de SUS brasileiro e a gente está conseguindo reabrir um hospital que sempre enfrentou problemas. E é esta a base da discussão: como melhorar a saúde da população”, destacou.

 

Saiba mais sobre a estrutura de funcionamento do Consaúde. Clique aqui.

Saiba mais sobre os Recursos Humanos no Setor Público. Clique aqui.

Saiba mais sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público do Consaúde. Clique aqui.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12