Ampliação do Hospital Regional de Itanhaém custará aproximadamente R$ 60 milhões

Segundo o Governador do Estado Geraldo Alckmin, o CONSAÚDE tem desempenhado um papel fundamental na gerência da saúde na região e também no Vale do Ribeira

“Daqui a 90 dias estarei no município para assentar os primeiros alicerces das obras do Hospital Regional. Aqui, lançamos o edital (…) O hospital ficará mais moderno para atender o Litoral Sul,” afirmou o governador Geraldo Alckmin durante o evento de lançamento do processo de licitação das futuras obras da unidade.

Ocorrida dentro das atuais instalações do Hospital Regional de Itanhaém (HRI), dia 10, a cerimônia contou com a presença de inúmeras autoridades, convidados e funcionários do CONSAÚDE e do próprio hospital.

Representando o CONSAÚDE, o Diretor Técnico do HRI/CONSAÚDE, João Henrique Tergolino, abriu a solenidade falando da importância da unidade como referência regional em saúde. “O HRI ganhará uma ampliação não somente nos serviços existentes, como também de novas especialidades médicas, de apoio diagnóstico, um serviço de neurocirurgia, entre outras especialidades cirúrgicas. Principalmente quanto ao aumento na quantidade de atendimentos em relação a uma região em constante crescimento na demanda por saúde.”

As novas especialidades citadas pelo diretor do HRI e contidos no projeto de ampliação são: neurocirurgia, neurologia, cirurgia vascular, urologia, cirurgia pediátrica, cardiologia, endocrinologia, nutrologia, nefrologia e pneumologia. Dos atuais 94 leitos a unidade passará a conter 231, um aumento de 153% da capacidade. Destes, 20 de UTI Adulto, 10 de UTI Neonatal, 10 de UTI Pediátrico e 10 de semi-intensiva.

A nova edificação será constituída de 8 pavimentos, e praticamente duplicará a capacidade de atendimento do HRI, que passará de 1.300  atendimentos mil/mês para 2.700/mês. Será dotada de um heliponto para atendimentos de emergência; centro cirúrgico com 5 salas e estará interligado a estrutura atual, que será totalmente reformada.

Sustentabilidade

Outra novidade presente no projeto são as inovações em sustentabilidade. Segundo o governo do Estado a nova infraestrutura do Hospital Regional de Itanhaém contará com um sistema de aquecimento solar, arquitetura voltada ao aproveitamento da iluminação natural com luz solar, sistema hidráulico com torneiras de baixo consumo, aproveitamento da água da chuva e sistemas de coleta seletiva de resíduos.

CONSAÚDE

Para o prefeito de Itanhaém, João Carlos Forssel, que acompanhou desde o início a chegada do Consórcio e as melhorias realizadas na unidade, o poder municipal nunca encontrou reclamações quanto ao trabalho do CONSAÚDE e agradeceu a transparência de sua gestão durante os dois mandatos que esteve a frente do executivo.

Este também foi o tom em uma das partes da fala do governador do Estado que elogiou o papel fundamental do Consórcio como gerenciador da saúde na região e no Vale do Ribeira. “É uma grande conquista, o hospital estadual, 100% bancado pelo Governo do Estado. Nós temos uma boa parceria com o CONSAÚDE. O CONSAÚDE administra o nosso hospital de Pariquera-Açu, que é o Hospital Regional do Vale do Ribeira. Vamos inaugurar, no começo do ano, o novo AME lá em Pariquera, no Vale do Ribeira, novo prédio da Lucy Montoro, toda a parte de reabilitação e fisiatria, fisioterapia, para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Vamos melhorar muito a parte hospitalar lá também do Vale do Ribeira. No litoral sul, esse será o grande hospital regional, pegando aqui Mongaguá, parte de Praia Grande, Peruíbe, até Juquiá, até uma parte do Vale do Ribeira.”

Entre as autoridades presentes, o líder do governo na Assembleia Legislativa e deputado estadual, Samuel Moreira, desempenhou papel de mediador em várias fazes vividas pelo HRI em sua recente história e chamou atenção para o desenvolvimento regional que trará a ampliação do Hospital Regional e seus benefícios para a regionalização da saúde: “O número de empregos diretos passará dos atuais 500 para 700 fomentando o desenvolvimento da região. Além disso, assim como no Vale do Ribeira, o Litoral Sul passa por um momento importante da regionalização de sua saúde.”

O secretário estadual da saúde, Giovane Guido Cerri, chamou atenção dos esforços da secretaria da saúde na regionalização do setor devido a necessidade de concentrar geograficamente as soluções nas unidades de saúde em acordo com a realidade de cada região do Estado.

Estiveram também presentes durante o evento o secretário estadual de saúde, Giovane Guido Cerri, a secretária de saúde de Itanhaém, Dra. Elza Valadão, diretores do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira, entre outras autoridades.

Vale do Ribeira  

Na oportunidade, Geraldo Alckmin falou também das obras que estão sendo realizadas na região. O governador anunciou que no início do ano que vem serão inaugurados o Ambulatório Médico de Especialidades e a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, em Pariquera-Açu/SP. Alckmin ainda divulgou que assim que as duas novas unidades de saúde estiverem em funcionamento, anunciará a ampliação do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua.

 

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12