Anotações de Enfermagem’ foi tema de palestra do COREN/SP, em Pariquera-Açu/SP

Aproximadamente 40 profissionais da área de enfermagem entre técnicos, auxiliares e enfermeiros estiveram presentes no auditório do Hospital Regional Vale do Ribeira, principal unidade do CONSAÚDE, para participar da palestra sobre Anotações de Enfermagem, promovida pelo COREN-SP, dia 15 de setembro, na cidade de Pariquera-Açu/SP.

Para o leigo pode-se definir Anotações de Enfermagem como o registro dos dados que irão auxiliar o profissional da área no estabelecimento do plano de prescrições, suporte para uma análise mais precisa dos cuidados ministrados, respostas relativas ao paciente e resultados esperados, além da descrição de uma evolução de enfermagem. Estas anotações podem ser registrados de inúmeras formas, no caso mais comum do ambiente hospitalar: o prontuário médico.

O palestrante, Juvenal Tadeu Canas Bravo, chefe técnico da sub-seção de Santos do Coren-SP, chamou atenção para os cuidados com o registro de informações por parte do profissional de enfermagem, em particular para a busca de um registro realizado de forma correta, organizada, segura (domínio do que se descreve), completa e disponível, ou seja, ao acesso dos demais profissionais de saúde ou não, do setor ou da instituição.

Durante a sua explanação acrescentou que o relatório é um fato do ‘mundo hospitalar’, que pode e será usado como prova em determinadas situações, o que mostra a importância de um registro realizado de forma correta. “O problema é qualidade da informação. Mas principalmente o que se registra do paciente,” afirmou Juvenal.

O Conselho vem promovendo uma série de palestras ao longo dos últimos meses na unidade, sempre com o objetivo de trazer ao debate múltiplos assuntos, tais como o Parto Natural e a própria Anotação de Enfermagem.

O evento foi organizado pela Diretoria de Recursos Humanos do CONSAÚDE e Diretoria de Enfermagem do HRVR/CONSAÚDE. A programação prossegue no dia 06 de outubro, e abordará o tema: ‘Segurança do Paciente.’

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12