CEFORH, 40 anos de saber na área de saúde

O Centro de Formação em Recursos Humanos (CEFORH) é uma das unidades que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira, e tem como objetivo formar pessoas capacitadas para a atuação em nível técnico no setor de saúde.

No último dia 13 de agosto, a escola completou 40 anos, com mais de 3,5 mil alunos formados entre Auxiliares e Técnicos em Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos de Higiene Bucal, que atuam nas diversas unidades do Consórcio como também outras instituições e órgãos de saúde da região, no Litoral Sul e outras partes do Estado. Além disso, é uma das seis Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS) existentes no Estado, que respectivamente integram uma rede de 37 escolas em todo o país. Segundo a Gouvêa: “Um dos fatores essenciais para que os egressos de uma Instituição de Ensino em saúde apresentem a competência ideal para cuidar de doentes e atuar na promoção de saúde é o entrosamento “Ensino-Serviço”.

A instalação da Escola em Pariquera-Açu/SP, no Vale do Ribeira, se concretizou através da reivindicação de sua diretora, Ruth Gouvêa, na época de sua chegada à região, em 1970, quando constatou que os pacientes eram cuidados por pessoal sem graduação, habilitação ou mesmo qualificação profissional na área de saúde.

Durante estas quatro décadas de excelência em ensino de saúde, o CEFORH/CONSAÚDE recebeu reconhecimento de várias entidades, com destaque para:
• Prêmio Unesco / Profae de incentivo à Gestão Escolar de Formação profissional – 2002
• Troféu Maria Thereza Ferraz de Barros Pimentel – Mulheres realizadoras – Rotary Club – 2008/2009
• Prêmio Gestão de Ensino – Abese / Coren/SP – 2011/2012
Atualmente existem 44 técnicos em formação, sendo 20 na sede, e 24 na classe descentralizada, em Miracatu/SP. Soma-se a 2ª Etapa do Programa TecSaúde que deu início em agosto deste ano, com os cursos de Especialização para o Técnico em Enfermagem (Póstec), com duração de 05 meses, nas seguintes áreas: Urgência e Emergência, Neonatologia de Risco, Oncologia e Terapia Renal Substitutiva. Além destes cursos, teve início também no mês passado uma classe de Complementação do Auxiliar para o Técnico em Saúde Bucal, com financiamento do Programa de Educação Permanente – CEFORH e DRS XII de Registro.

Mas não param por aí o planejamento da escola, entre os planos para o futuro, está a execução de um Programa patrocinado pelo Profaps (Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde) nas áreas de Radiologia, Citopatologia, Vigilância em Saúde e Hemoterapia, promovido pelo Governo Federal. Em caso de demanda confirmada, o objetivo é organizar a criação dos mesmos na região.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12