CONSAÚDE participa de programação do Dia Internacional de Combate as Drogas

Complexo Ambulatorial Regional através da palestra do Médico Psiquiatra Diego Carreiro que falou sobre o consumo do álcool, suas conseqüências e formas de combater a dependência.

O dia 26 de junho é considerado o Dia Internacional de Combate às Drogas. E tem o objetivo de conscientizar e prevenir a disseminação desse flagelo em suas inúmeras formas como o álcool e o tabaco ou as drogas ilícitas como o crack e a cocaína.

O CAR/CONSAÚDE participou de encontro organizado pelo CRAS (Centro de Referência Assistência Social), em Pariquera-Açu/SP, dia 27 de junho, na Acesevar, para discutir com a comunidade as conseqüências do consumo sem limites, suas causas e assistir depoimentos de ex-dependentes no intuito de prevenir e informar a sociedade.

Presente como um dos palestrantes, o Psiquiatra Diego Carreiro, integrante do quadro médico do Complexo Ambulatorial Regional, sediado em Registro/SP, trouxe ao público de aproximadamente 110 espectadores noções de como a população encara a dependência, fazendo uso do consumo de álcool para ilustrar sua palestra. Carreiro descreveu como o dependente e a sociedade convivem com este problema muitas vezes interpretando a embriagues como algo corriqueiro e muitas vezes cômico – o que é errado, pois a mudança de comportamento pode vir a tornar-se um problema e não se trata de algo normal.

O médico também trouxe maneiras de evitar “tomar aquele primeiro copo” como mudar o caminho de casa para não dar de encontro a um bar ou mesmo desconsiderar a provocação de amigos e colegas de trabalho para tomar alguma bebida após o expediente.

A enfermeira chefe do Complexo Ambulatorial Regional, Maria Odete Boécio, destacou a importância da unidade, localizada em Registro/SP, ao mostrar a importância da prevenção ao consumo das drogas, narcóticas e alucinógenas.

“É a primeira vez que o CAR/CONSAÚDE recebe um convite externo para a realização de uma palestra no Dia Internacional de Combate as Drogas. Através da presença do Dr. Diego foi possível estarmos divulgando este trabalho realizado pela unidade já que somos referência para todo o Vale do Ribeira

Além do apoio do CONSAÚDE, através do Complexo Ambulatorial Regional, também apoiaram a iniciativa o Departamento Regional de Saúde (DRS XII), Prefeitura Municipal de Pariquera-Açu, a Associação Antialcoólica e o Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social.

Atualmente, no mundo todo, cerca de 200 milhões de pessoas usam drogas ilícitas pelo menos uma vez por ano. Cerca de metade dos usuários usa drogas regularmente, ou seja, ao menos uma vez por mês. Os dados são do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12