CONSAÚDE realiza reunião do Conselho Técnico

Secretários e Diretores de Saúde municipais estiveram reunidos para conhecer a dinâmica de funcionamento do Consórcio. DRS –XII e Presidentes dos Conselhos Municipais de Saúde estiveram presentes

Aproximadamente 75 representantes municipais da saúde, Departamento Regional de Saúde (DRS – XII Registro), CONSAÚDE e profissionais do setor estiveram reunidos no que foi o primeiro encontro do Conselho Técnico do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira, dia 25, em Pariquera-Açu.

Na pauta do dia, a apresentação da estrutura administrativa do Consórcio, assim como suas unidades e suas respectivas funções junto ao setor público de saúde. O presidente do CONSAÚDE e prefeito de Pedro de Toledo, Sérgio Miyashiro, abriu os trabalhos da reunião sugerindo que cada vez mais a saúde seja pensada como uma questão regional e não somente local.

Integrantes do Conselho Técnico, DRS-XII, CONSAÚDE  e demais participantes , durante foto oficial.

Integrantes do Conselho Técnico, DRS-XII, CONSAÚDE e demais participantes, durante foto oficial.

“Temos uma grande representatividade de municípios aqui hoje. É preciso que um plano para a saúde em toda região seja pensado por este Conselho Técnico. É meu primeiro ato como presidente e desejo que outros encontros como esse sejam realizados,” finalizou Miyashiro.

Durante as apresentações das unidades, iniciadas pela diretora superintendente do CONSAÚDE, Maria Cármen Amarante Botelho, foram colocadas a todos os presentes as conquistas e dificuldades enfrentados pela instituição na região. Destaque para a sugestão da criação de uma agenda regional para solução de demandas como o  ‘absenteísmo,’ que é o não comparecimento dos pacientes as suas consultas – o que dificulta o andamento natural de todo o sistema, deixando outros pacientes sem atendimento.

Segundo a superintendente, Maria Carmén Amarante Botelho: “Temos a necessidade de pensarmos regionalmente nas soluções para os pacientes do Vale do Ribeira. A reunião deste Conselho Técnico serve para discutirmos as demandas de todos os municípios e formas de solucioná-las em conjunto. Sob as diretrizes da DRS temos que realizar mais vezes nossas reuniões e estamos a disposição de todos os municípios que formam o CONSAÚDE.”

No encontro, foram respondidas perguntas sobre o funcionamento das unidades, esclarecidas dúvidas quanto a construção do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e Rede Lucy Montoro, e feitas apresentações de todas as unidades por parte de seus diretores.

O Departamento Regional de Saúde de Registro (DRS-XII/SES) foi representado pela diretora substituta, Maria Jonice Curi Leite, que trouxe a necessidade dos municípios discutirem suas necessidades em todos os níveis, da saúde básica ao atendimento hospitalar de média e alta complexidade.

Integraram a equipe da DRS-XII na reunião o diretor de Divisão de Saúde, João Apolinário, e a Diretora de Planejamento, Joelma Marinheiro,

Ao final da reunião ficou decidido que na primeira quarta-feira de cada mês serão realizadas as reuniões do Conselho Técnico do CONSAÚDE, além da sugestão da participação dos Conselhos Municipais de Saúde das cidades integrantes do Consórcio.

Estiveram presentes os Secretários e Diretores de Saúde dos seguintes municípios: Barra do Turvo, Cajati, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Mongaguá, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro, Sete Barras e Tapiraí.

Já os Conselhos Municipais de Saúde foram representados pelas cidades de Barra do Turvo, Cajati, Ilha Comprida, Iporanga, Itariri, Juquiá, Mongaguá, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro e Tapiraí.

Atualmente o CONSAÚDE gerencia sete (7) unidades: Centro Formador de Recursos Humanos, SAMU Vale do Ribeira, Complexo Ambulatorial Regional (CAR), Laboratório Regional, Hospital Dr. Adhemar de Barros, Hospital Regional de Itanhaém e Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua. Soma-se a isso o gerenciamento das obras do Ambulatório Médico de Especialidade e do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, com 88% das obras concluídas.

O Consórcio é formado por 24 municípios e atende uma população demais de meio milhão de habitantes, incluindo os usuários da BR-116.

 

A diretora superintendente, Maria Cármen Amarante Botelho, foi quem iniciou as explicações sobre a estrutura do CONSAÚDE.

A diretora superintendente, Maria Cármen Amarante Botelho, foi quem iniciou as explicações sobre a estrutura do CONSAÚDE.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12