CONSAÚDE realiza reunião com prefeitos do Alto Vale sobre saúde na região

Pautas como o gerenciamento do P. Socorro do Hospital Dr. Adhemar e convênio com Secretaria de Estado da Saúde foram temas principais do encontro

Representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira, executivos e legislativos municipais do Alto Vale, lideranças, o assessor do deputado estadual Samuel Moreira e convidados estiveram reunidos discutir a situação da saúde na região do Alto Vale, dia 28 de fevereiro, na cidade de Barra do Chapéu. A necessidade de reorganização da rede assistencial em saúde na região tem sido tema constante nas pautas entre CONSAÚDE, os municípios (Apiaí, Barra do Chapéu, Itaóca, Itapirapuã Paulista e Ribeira) e o governo do Estado. O Consórcio de saúde gerencia o Hospital Dr. Adhemar de Barros desde 2010 no que demonstrou esforço e diálogo constante com todos os envolvidos na reestruturação do atendimento no Hospital, assim como capitalizando novas melhorias na unidade desde que a parceria teve início. Os municípios desde o começo do acordo entre a Associação Beneficente de Apiaí e a Secretaria Estadual da Saúde (S.E.S.) comprometeram-se em arcar com sua contrapartida (investimentos municipais) para auxiliar na manutenção do Hospital de Apiaí. Porém tal situação não se concretizou, acarretando diversas dificuldades no que diz respeito aos recursos para a saúde regional. O encontro do dia 28 teve esta situação como pano de fundo, dando destaque para o uso do P.Socorro por parte de todos os municípios, o que teoricamente seria de uso somente da cidade de Apiaí. Já que de acordo com a S.E.S, os municípios tem responsabilidade no atendimento primário aos seus pacientes de origem, ou seja, seus habitantes. Porém, a grande maioria de casos são enviados para o Hospital Dr. Adhemar Barros, localizado em Apiaí,  comprometendo em diversas situações a qualidade do atendimento devido a grande demanda. Para o presidente do CONSAÚDE, Sérgio Myashiro, “(...) é importante e urgente que os municípios colegas do Alto Vale definam logo a situação para que o convênio com o governo do Estado possa ser posteriormente renovado.” Novas reuniões continuarão a ser realizadas para resolver a situação da saúde no Alto Vale. Na ocasião, prefeitos e membros do executivo regional marcaram reunião para a próxima semana junto ao Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS XVI), órgão representativo da S.E.S., para oferecer uma proposta ao Estado visando um acordo entre todas as partes. (foto: Ananias Rodrigues)

Novas reuniões continuarão a ser realizadas para resolver a situação da saúde no Alto Vale.  (foto: Ananias Rodrigues)

Representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira, executivos e legislativos municipais do Alto Vale, lideranças, o assessor do deputado estadual Samuel Moreira e convidados estiveram reunidos discutir a situação da saúde na região do Alto Vale, dia 28 de fevereiro, na cidade de Barra do Chapéu.

A necessidade de reorganização da rede assistencial em saúde na região tem sido tema constante nas pautas entre CONSAÚDE, os municípios (Apiaí, Barra do Chapéu, Itaóca, Itapirapuã Paulista e Ribeira) e o governo do Estado. O Consórcio de saúde gerencia o Hospital Dr. Adhemar de Barros desde 2010 no que demonstrou esforço e diálogo constante com todos os envolvidos na reestruturação do atendimento no Hospital, assim como capitalizando novas melhorias na unidade desde que a parceria teve início.

Os municípios desde o começo do acordo entre a Associação Beneficente de Apiaí e a Secretaria Estadual da Saúde (S.E.S.) comprometeram-se em arcar com sua contrapartida (investimentos municipais) para auxiliar na manutenção do Hospital de Apiaí. Porém tal situação não se concretizou, acarretando diversas dificuldades no que diz respeito aos recursos para a saúde regional.

O encontro do dia 28 teve esta situação como pano de fundo, dando destaque para o uso do P.Socorro por parte de todos os municípios, o que teoricamente seria de uso somente da cidade de Apiaí. Já que de acordo com a S.E.S, os municípios tem responsabilidade no atendimento primário aos seus pacientes de origem, ou seja, seus habitantes. Porém, a grande maioria de casos são enviados para o Hospital Dr. Adhemar Barros, localizado em Apiaí,  comprometendo em diversas situações a qualidade do atendimento devido a grande demanda.

Para o presidente do CONSAÚDE, Sérgio Myashiro, “(…) é importante e urgente que os municípios colegas do Alto Vale definam logo a situação para que o convênio com o governo do Estado possa ser posteriormente renovado.”

Novas reuniões continuarão a ser realizadas para resolver a situação da saúde no Alto Vale. Na ocasião, prefeitos e membros do executivo regional marcaram reunião para a próxima semana junto ao Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS XVI), órgão representativo da S.E.S., para oferecer uma proposta ao Estado visando um acordo entre todas as partes.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12