CONSAÚDE/ABA e Secretaria Municipal de Saúde de Apiaí realizam evento inédito sobre RCP

 1º Encontro Regional de RCP – Desobstrução de Vias Aéreas e cuidados básicos ao recém-nascido foi realizado em Apiaí, no Alto Vale

Em novo evento integrado realizado no Alto Vale foram capacitados mais de 120 profissionais do setor de saúde. Na pauta do encontro ‘o atendimento a vítimas de parada cardiorrespiratória cerebral e os cuidados básicos ao recém-nascido.’ Esta é a segunda oportunidade que órgãos e representantes da saúde regional promovem uma parceria para aprimoramento dos conhecimentos em saúde. Já que no último mês de setembro foi realizada a 1ª Semana de Aleitamento Materno do Alto Vale.

Realizado no município de Apiaí/SP, entre os dias 10, 11, 12, 13 e 14 de dezembro, a 1ª jornada de RCPC (Reanimação Cardiopulmonar Cerebral) e Desobstrução de vias aéreas é resultado do contato entre profissionais do Hospital, que constaram a necessidade do aprimoramento, com a Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela saúde básica, objetivando um melhor prognóstico do paciente critico que chega ao hospital.

De acordo com o enfº Renato Querubim Andrades, “o projeto de capacitação surgiu após resultados positivos serem obtidos durante o processo de Educação Continuada no Hospital Dr. Adhemar de Barros. Observou-se nos primeiros atendimentos pós-treinamento uma melhora significativa na identificação do paciente com Parada Cardiorrespiratória Cerebral e realização de procedimentos para reanimá-lo.”

Dessa forma, a diretoria do Hospital de Apiaí juntamente com outros setores da unidade discutiram a viabilidade de estender o treinamento para a rede municipal de saúde, guarda municipal e corpo de bombeiros. “A secretaria municipal de saúde de Apiaí apoiou a ideia e viabilizamos o projeto,” destaca Querumbim.

Entre os profissionais que receberam a capacitação incluem-se, enfermeiros, médicos, auxiliares e técnicos em enfermagem, dentistas, corpo de bombeiros e integrantes da Guarda municipal. O evento ocorreu na sede do Rotary Clube, sob coordenação de Enfermagem do Hospital Dr. Adhemar de Barros, através dos enfermeiros: Renato Querubim Andrades, como instrutor do treinamento; o Enfº Thiago Adam Ribeiro, Hospital Dr. Adhemar de Barros, e monitora Enfª Michele Pacheco, Samu Apiaí; além da participação da diretora técnica do Hospital e Neonatologista, Dra. Jaci Mara Pereira, que falou sobre os cuidados básicos ao recém-nascido.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12