Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares

O Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares é comemorado em 15 de maio, data que foi instituída pela Lei nº 11.723/2008. No Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB), administrado pelo CONSAÚDE, o setor responsável pelo controle é o SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar).

A equipe do SCIH-HRLB/CONSAÚDE é composta pela Enfermeira Ivana Souza, o Auxiliar de Enfermagem Junior Muniz e o Oficial Administrativo Robson Régio. Eles, que trabalham em conjunto com todos os setores do Hospital, realizam ações de conscientização e combate aos micro-organismos resistentes, dentro e fora do ambiente hospitalar.

Entre as ações de prevenção e controle implantadas pelo SCIH no HRLB/CONSAÚDE destacam-se a higienização das mãos, a elaboração e a aplicação de uma série de protocolos de prevenção, a aplicação de medidas de precaução e isolamento, o gerenciamento do uso de antimicrobianos, protocolos de limpeza e desinfecção de superfícies e neste momento de pandemia e combate da Covid-19, foram reforçadas as medidas como etiqueta da tosse, uso de papel toalha descartável, máscaras para proteção nasal e oral, distanciamento social e cuidados de higiene pessoal e objetos. Tudo isso visando prevenção e a saúde de pacientes e profissionais.

 

Compartilhe