Encontro de Planejamento Estratégico do HSJ projeta crescimento do Hospital para vinte anos

Registro – Promover um crescimento institucional, profissional e sempre servir melhor à população foram as metas do I Encontro de Planejamento Estratégico do Hospital São João/Apamir/Consaúde, realizado nos dias 6 e 7/02, no Hotel Estoril, em Registro. Ao abrir o Encontro, a superintendente do Consaúde, Maria Cármen Amarante Botelho, destacou o prazer em se reunir com funcionários, diretoria da Apamir e do DRS XII para abordar projetos de expansão e um cronograma de crescimento ordenado do Hospital para os próximos vinte anos.
Maria Cármen lembrou que a situação atual do Hospital em nada lembra o ano de 2003, quando oConsaúde começou a administrar o HSJ. “Assumimos em meio à grave crise, promovemos uma grande reforma administrativa e financeira e, hoje, podemos abordar os projetos de expansão”, afirmou. A superintendente lembrou importantes conquistas do Hospital como a construção do Centro Cirúrgico, a Unidade de Retaguarda Hospitalar, a implementação de novas especialidades médicas , o aumento da complexidade cirúrgica e outros benefícios que refletem diretamente na qualidade do serviço público de saúde do Vale do Ribeira e o diferencia de diversas localidades do país.
“São conquistas resultantes do trabalho, compromisso e apoio da Apamir, nossa grande parceira, das chefias, médicos e funcionários do HSJ”, disse. Maria Cármen também destacou o apoio da DRS XII, Secretaria de Estado da Saúde, do deputado estadual Samuel Moreira e do deputado federal Arnaldo Madeira para a vinda de recursos ao HSJ.
A vice-presidente da Apamir, Germinia da Silva, que representou o presidente da entidade, Waldi Cordeiro, disse que o atual momento vivido pelo Hospital representa “um sonho realizado”. “Vencemos todas as dificuldades e hoje estamos falando em humanização, planejamento e estratégias de crescimento. Isso é muito bom”. Após apontar os avanços obtidos na redução dos índices de mortalidade infantil – indicador que sinaliza a qualidade do serviço de saúde público oferecido na região-, Edna França, que representou o diretor da DRS XII, Nilson Resende, abordou a importância do planejamento para crescer.
O diretor técnico do Hospital, Edson Marques Manoel, lembrou a época que o Consaúde assumiu o gerenciamento do Hospital, momento de muitas dificuldades: “Havia a desconfiança de médicos, funcionários, usuários e fornecedores. Os pagamentos vinham com atraso ou não vinham, a incerteza de continuidade do trabalho era constante e os pacientes já se acostumavam com a ida a Pariquera em busca de atendimento ou internação”, lembrou, situação que em nada lembra os tempos atuais: “Com profissionais compromissados com a saúde, vencemos muitas dificuldades e estamos, hoje, elaborando um Plano Diretor para os próximos 20 anos, com construção de novos prédios, novos serviços e, já neste ano a construção de uma UTI com 10 leitos”, anunciou.

Treinamento
O Treinamento, ministrado pelo professor Giovane, integrou o conteúdo curricular do Programa de Gestão Hospitalar, que acontece desde outubro de 2008 , e que se estenderá até o final de 2009. O Programa faz parte do convênio firmado entre o Hospital, a Secretaria de Estado da Saúde , a Federação das Santas Casas, o Hospital Samaritano e o Centro de Estudos Augusto Leopoldo de Airosa Galvão (CEALAC), ligado à Faculdade de Medicina da santa Casa de São Paulo. O Hospital São João foi um dos dez hospitais do Estado de São Paulo selecionados para o programa.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12