Funcionários e estudantes de enfermagem realizam treinamento sobre cuidados com o sangue

A COLSAN (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) ministrou palestra com o tema “Cuidados da Enfermagem na Administração de Sangue e Seus Derivados” para aproximadamente 40 pessoas, entre estagiários, técnicos e enfermeiros, nas dependências do HRVR/CONSAÚDE.

O objetivo do treinamento é trazer ainda mais subsídios ao setor de Enfermagem do Hospital sobre a utilização e maneira correta de trabalhar com materiais sensíveis como o sangue e hemocomponentes.

Entre os tópicos abordados no evento pelo ministrante, o médico hematologista da Colsan, Dr. Paulo Fernando Moreira Palazzo, estavam as diversas formas de conservação do sangue, tipos de transfusão, manuseio de hemocomponentes, tipos de materiais e equipamentos utilizados para sua manipulação (bombas de infusão, filtros, banhos Maria e descongeladores), entre dicas e novos conceitos sobre o assunto.

Chamou atenção a maneira como o tema foi abordado de maneira contextualizada, através da realidade encontrada nas instalações do Hospital Regional Vale do Ribeira (HRVR/CONSAÚDE), o que tornou a palestra dinâmica e de fácil compreensão por parte dos profissionais de enfermagem presentes.

Outro tópico abordado na palestra foi a questão do desperdício do material sangüíneo, que pode ocorrer em conseqüência de solicitações mal encaminhadas e realizadas de maneira errônea, prescrições mal feitas e acessos venosos não verificado corretamente.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12