Gestores de saúde discutem estratégias para melhora do setor na região

Em segundo encontro realizado entre as instituições responsáveis pela saúde no Vale do Ribeira foram discutidas as necessidades de protocolos únicos e estratégias para organização da rede de saúde

O aumento na demanda por atendimento especializado em saúde e o maior acesso da população da região a tratamentos mais complexos fazem com que uma normatização e adequação dos protocolos de atendimento seja necessária em toda a região.

Com este objetivo os gestores da saúde regional realizaram reunião, dia 5 de junho, na sede do DRS-XII (Departamento Regional de Saúde), em Registro. A mesa foi formada pelo próprio DRS XII, como também por CONSAÚDE (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira) e a APAMIR (Associação de Proteção e Assistência a Maternidade e a Infância de Registro). Esta primeira troca de idéias e avaliação em conjunto do status do setor público de saúde em todo o Vale do Ribeira vão permitir as instituições uma reestruturação mais completa dos serviços e uma colaboração técnica mais estreita, e que terá como resultado a melhora da saúde na região.

Outro fator importante para a realização do encontro são as próximas conclusões das obras do Ambulatório Médico de Especialidades e Rede de Reabilitação Lucy Montoro que prevê um aumento da demanda nas especialidades médicas em relação as unidades hospitalares. Levando em consideração que nem todos os procedimentos não ambulatoriais serão resolvidos pelos dois novos serviços. A criação de um protocolo regional ou ao menos uniforme permitirá aos profissionais de DRS XII, HRLB/CONSAÚDE e HSJ/APAMIR um atendimento mais próximo no que tange a procedimentos e modus operandi junto aos pacientes.

Como certas especialidades são oferecidas em determinados locais ou até mesmo em mais de uma unidade de saúde, a tendência é discutir a organização destes atendimentos de modo a dinamizar e permitir um melhor acesso a uma consulta médica, mais precisamente, nas especialidades médicas.

Para o anfitrião e organizador da reunião, o diretor do Departamento Regional de Saúde, Nilson Rezende, “com estes encontros os dois hospitais podem optimizar suas estruturas, serviços e atendimento, o que vai facilitar a vida dos pacientes da nossa região. Esta pactuação de esforços visa melhorar toda a rede de atendimento estabelecida em nossa região. Com destaque para os atendimentos que vão surgir com o início das atividades do AME e Rede Lucy Montoro.”

Na visão da diretora superintendente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira, Maria Cármen Amarante Botelho a reunião é uma iniciativa muito positiva para a saúde regional: “Se trata de um momento único de parceria entre DRS XII, CONSAÚDE e APAMIR visando a soma de esforços para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Vale do Ribeira.”

A reunião contou com as presenças do diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS XII Registro), Nilson Rezende e integrantes do órgão estadual; pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde estiveram presentes seu presidente, o prefeito de Pedro de Toledo, Sérgio Myashiro, sua diretora superintendente, Maria Cármen Amarante Botelho, o diretor técnico da maior unidade hospitalar do Vale do Ribeira, o Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB/CONSAÚDE), Dr. Freddy Paredes; APAMIR, mantenedora do Hospital São João, estiveram presentes o seu presidente, José Jeremias e o vice, Sérgio Guilhermino.

A próxima reunião será realizada dia 26 de junho, no Hospital São João/APAMIR, em Registro/SP.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12