Higienização das mãos é foco de campanha no HRLB

A campanha “Mãos Limpas Salvam Vidas” vem dando resultados positivos no Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB), administrado pelo CONSAÚDE. A ação é uma iniciativa do SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar), estagiários de enfermagem da UNISEPE e Santo Agostinho, com apoio da Educação Continuada do CEFORH e do  CONSAÚDE.

A campanha começou em maio e segue neste mês de junho. A ideia é comemorar o Dia Mundial de Higienização das Mãos, 5 de maio, e o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, 15 de maio, com atividades de conscientização a respeito de prevenção de doenças com o simples ato de lavar as mãos.

Os estudantes realizam ações de conscientização nas principais portas de entrada e diversos setores do HRLB, distribuindo panfletos explicativos e conscientizando acompanhantes, pacientes e funcionários sobre a importância de se higienizar as mãos. A criação do folder partiu dos estagiários.

Segundo a professora de enfermagem da UNISEPE, Débora Farah, “o objetivo desse trabalho é conscientizar funcionários, pacientes e seus acompanhantes sobre a necessidade da correta higienização das mãos. Desde o primeiro semestre do curso de

enfermagem, os alunos já são conscientizados sobre esta importância. Eles criaram um folder e junto com o HRLB demos início a esta campanha. É muito mportante que todos se conscientizem, não só dentro do hospital, como fora daqui”, afirmou.

O auxiliar de enfermagem do SCIH, Junior Muniz, explicou que “a higienização das mãos é uma ação comum, básica, barata e eficiente no controle e prevenção de infecções.

Mãos limpas são mãos mais seguras e salvam vidas”, finalizou.

20160531_103725

Compartilhe