Hospital Regional Jorge Rossmann realiza II Semana da Amamentação em Itanhaém

O Hospital Regional Jorge Rossmann, de Itanhaém, irá realizar a II Semana da Amamentação HRJR, em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno. O HRJR é administrado pelo Consaúde – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e Litoral Sul.

As atividades começam na próxima segunda-feira, 03, e foram organizadas pela Comissão de Incentivo ao Aleitamento Materno do Hospital Regional Jorge Rossmann. Participam da Comissão enfermeiras, nutricionista, fonoaudióloga, técnica e auxiliar de enfermagem do Hospital.

Na segunda e quinta-feira, haverá a palestra “10 passos do Aleitamento” para os funcionários da equipe não assistencial. Na terça e sexta-feira, os responsáveis pelo evento farão uma grande ação de sensibilização das mães ao aleitamento materno. Na quarta, haverá palestra sobre a importância do aleitamento dedicada aos pais e acompanhantes.

O objetivo da II Semana é conscientizar mães e responsáveis sobre a importância da amamentação para uma vida mais saudável e ao desenvolvimento dos bebês.

Sobre o aleitamento

De acordo com dados da UNICEF Brasil, estudos demonstram que o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida pode evitar, anualmente, mais de 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos nos países em desenvolvimento. Os bebês até os seis meses não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir 22% a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida – nos países em desenvolvimento. No Brasil, do total de mortes de crianças com menos de 1 ano, 69,3% ocorrem no período neonatal e 52,6%, na primeira semana de vida.

O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. E, além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.

 

Serviço:

Dia 03/08: Palestra “10 passos do Aleitamento”

Local: sala de reuniões do HRJR, às 10h e 15h

Dia 04/08: Sensibilização das mães ao aleitamento materno

Local: Alojamento Conjunto, às 14h

Dia 05/08: Palestra sobre a importância do aleitamento

Local: Alojamento Conjunto, às 14h

Dia 06/08: Palestra “10 passos do Aleitamento”

Local: sala de reuniões do HRJR, às 10h e 15h

Dia 07/08: Sensibilização das mães ao aleitamento materno

Local: Alojamento Conjunto, às 14h

 

Endereço do Hospital Regional Jorge Rossmann: Avenida Rui Barbosa , 541, Centro, Itanhaém.

Compartilhe