Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua divulga números de 2013

Principal unidade de saúde do Vale do Ribeira realizou mais de 100 mil consultas médicas no ano passado e mais de 200 mil exames laboratoriais

Um recorde a cada ano que passa. O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira divulgou as estatísticas de atendimentos e procedimentos realizados no ano passado em sua principal unidade localizada no Vale do Ribeira, o Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, localizado no município de Pariquera-Açu.

Um dos números que chama mais atenção é o total de consultas médicas efetuadas na unidade em 2013, que atingiu 101.020. Destas 40.809 foram realizadas no Pronto Socorro e Pronto Atendimento, principal porta de entrada para os pacientes que procuram a unidade, somam-se a estes 52.211 consultas feitas pelos ambulatórios das especialidades oferecidas no HRLB e outros serviços de acompanhamento ambulatorial.

Alojamento Conjunto, Centro Obstétrico e Centro Obstétrico

Outros setores que sempre merecem destaque quando o assunto é o número de atendimentos realizados são: o Alojamento Conjunto e Centro Obstétrico, e o Centro Cirúrgico.

Este último realizou um total de 5.047 procedimentos cirúrgicos. Já o trabalho do Alojamento Conjunto e Centro Obstétrico contabilizou um total de 1.816 partos (1.223 normais e 593 cesarianas), somente em 2013 – levando em consideração que o HRLBtem a única maternidade para atendimento à gravidez de alto risco do Vale do Ribeira. Os anestesistas do HRLB/CONSAÚDE para dar acompanhamento a esta grande demanda de trabalho dos Centros, Cirúrgico e Obstétrico, realizaram 6.004 anestesias.

Exames realizados passam de 200 mil em 2013

No que se refere à categoria exames, tanto de imagem como laboratoriais, a unidade também acumula recordes de demanda no Sistema Único de Saúde. Os setores de Oncologia e Hemodiálise também tiveram grande número de atendimentos:

 

  • Exames Laboratoriais – 192.023
  • Exames de Raio X – 36.913
  • Exames Anátomo Patológicos – 6.210
  • Mamografias – 7.552
  • Sessões Quimioterapia – 4.369
  • Sessões Hemodiálise – 18.116

 

CONSAÚDE é constituído atualmente por 24 municípios, sendo ligado a Secretaria de Estado da Saúde, realizando atendimento há uma população de aproximadamente 300 mil pessoas, veranistas (durante as temporadas, e também aos motoristas que trafegam na rodovia Régis Bittencourt/BR-116 e rodovias estaduais como a SP-55, que passa pelas cidades do Litoral Sul). Atualmente o Consórcio é presidido pelo prefeito de Pedro de Toledo/SP, Sérgio Miyashiro, que através do Conselho de Prefeitos, realiza a gestão da instituição.

Compartilhe