HRLB/CONSAÚDE realiza nova captação de órgãos

Doar órgãos salva vidas! Na última segunda-feira (29), a Comissão Intra-hospitalar de Transplante (CIHT) do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB/CONSAÚDE) realizou mais uma captação de órgãos. Uma jovem de 22 anos, vítima de acidente motociclístico, teve morte encefálica e a família optou pela doação de órgãos. Foram doados os rins, córneas, pâncreas e fígado.

A equipe do HRLB/CONSAÚDE realizou dois testes clínicos e teste de apneia. Um exame de imagem foi realizado por um médico credenciado pela Central Estadual de Transplantes. Todos confirmaram o quadro de morte encefálica para que a doação fosse possível. A paciente foi acompanhada por profissionais do Pronto-Socorro, da UTI e do Centro Cirúrgico do HRLB, fundamentais na condução dos protocolos.

O enfermeiro André Luís Arcari, Enfermeiro Coordenador da CIHT do HRLB, vinculada a OPO (Organização de Procura de Órgão) do Hospital das Clínicas de São Paulo, disse que a doação de órgãos ajuda pessoas que estão na fila de transplantes. “Agradecemos aos familiares por este gesto, mesmo em momento de luto, uma doação que ajudou a salvar outras vidas”, disse.

O CONSAÚDE agradece a todos os profissionais envolvidos e à família da paciente, que mesmo em meio ao sofrimento de perder um ente querido, teve um gesto nobre de amor ao próximo.

Compartilhe