HRLB/CONSAÚDE registra número de atendimentos acima da meta pactuada com a SES/SP

O CONSAÚDE encerrou o ano de 2019 com número de atendimentos no Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB) acima do pactuado com Secretaria de Estado da Saúde (SES/SP), reforçando seu trabalho como referência em diversas especialidades de saúde no Vale do Ribeira. O balanço foi apresentado a SES/SP, que mantém contrato com o Consórcio para a administração do Hospital.

Os números de atendimentos, internações e tratamentos tiveram aumento expressivo em 2019. Devido a uma série de adequações, reorganização na administração, maior controle financeiro, a cada ano a unidade hospitalar garante o aumento nos atendimentos, superando as metas propostas pela Secretaria.

O Pronto-Socorro do HRLB/CONSAÚDE atendeu, no ano de 2019, um total de 53.544 pacientes. O número representa acréscimo de 11,55% com relação ao total previsto em contrato com a Secretaria de Estado de Saúde. Já as consultas médicas tiveram um registro total de 73.365 atendimentos em 2019, 13,74% a mais do que o previsto em contrato.

O HRLB possui um total de 233 leitos, operacionais e complementares. As internações em clínica médica somaram 1.769 no ano, 34,02% a mais do que o previsto em contrato com a SES/SP. No total, as internações no HRLB somaram 4.447, representando um acréscimo de 5,88% com relação ao contratado pela SES/SP.

O HRLB/CONSAÚDE realizou um total de 412.643 exames, desde diagnósticos em laboratório clínico, por anatomia patológica e citopatológica, radiologia e ultrassonografia. No caso dos diagnósticos por anatomia patológica e citopatológica, foram realizados 3.092 exames, um aumento de 157,67% com relação ao que foi contratado pela SES/SP.

No setor de Oncologia, foram realizadas 6.071 quimioterapias e sessões de hormonioterapia, um aumento de 26,48% do contratado. O Hospital também realizou um total de 5.025 cirurgias de urgência e eletivas; no caso de cirurgias ambulatoriais, 1.839.

Na Maternidade do HRLB/CONSAÚDE, credenciada pela Rede Cegonha, e que atende também a gestação de alto risco, as internações em obstetrícia somaram 2.200 no ano, com a realização de 1.831 partos. A unidade conta com uma UTI Neonatal com sete leitos para receber os bebês que necessitam de cuidados intensivos; uma Ucinca (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru) com quatro leitos e uma Ucinco (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional) com sete leitos.

O atual presidente e prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, avaliou o balanço como positivo. “Inicio meu mandato como presidente do CONSAÚDE com boas notícias. Junto com a equipe técnica do Consórcio, vamos continuar oferecendo serviços de saúde com mais qualidade, eficiência e mais velocidade a toda população da nossa região”, afirmou.

Sobre o balanço positivo, o presidente do CONSAÚDE em 2019 e prefeito de Iguape, Wilson Almeida Lima, destacou o crescimento do Consórcio e seu fortalecimento na região. “Foi um ano muito importante. O CONSAÚDE está em equilíbrio e tem condições de fazer tudo que já faz e algo mais”, disse.

Para o diretor-superintendente do Consórcio José Antonio Antosczezem, o comprometimento dos profissionais do CONSAÚDE garante um atendimento de qualidade. “Fechamos o ano de 2019 com números de atendimentos que refletem o compromisso do CONSAÚDE com a população. Assim, nossas expectativas são de mais trabalho em 2020. Agradeço aos nossos funcionários, que estão empenhados e focados na missão de atender bem os pacientes, visando ampliar a parceria com o Governo do Estado para que tenhamos sempre o melhor resultado possível”, finalizou Antosczezem.

 

Unidades

O HRLB é uma unidade do Governo do Estado de São Paulo, administrada pelo CONSAÚDE. O Consórcio mantém contrato com a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SP). O Hospital atende unicamente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da região do Vale do Ribeira e a demanda da Rodovia Régis Bittencourt (BR 116), que liga os Estados de São Paulo e Paraná. São mais de 1.000 profissionais qualificados e dedicados à qualidade do atendimento em saúde.

O CONSAÚDE administra o Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB) e CEFORH (Centro de Formação de Recursos Humanos), de Pariquera-Açu e o Complexo Ambulatorial Regional (CAR) e Laboratório Regional, em Registro. O HRLB é referência regional em urgências e emergências clínicas e cirúrgicas nas mais variadas especialidades, como por exemplo traumato-ortopedia, neurologia/neurocirurgia, urologia, cirurgia vascular, obstetrícia, dentre outras.

Compartilhe