HRLB/CONSAÚDE recebe aprovados no concurso em mais uma edição do Boas Vindas

Projeto tem como alguns de seus objetivos fornececer conhecimento ao servidor sobre a instituição, adaptá-lo ao cotidiano visando sua satisfação, e proporcionar produtividade e melhoria na qualidade da assistência

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira a realizou recepção de 34 novos servidores (3 médicos, 1 assistente social, 1 advogado, 1 eletricista, 2 cozinheiras, 5 enfermeiras e 21 técnicos de enfermagem), na semana passada, como parte da programação do “Projeto Boas Vindas,” no auditório do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB/CONSAÚDE), em Pariquera-Açu/SP.

O “Boas Vindas” surgiu no CONSAÚDE, mais precisamente no HRLB, após um diagnóstico apresentado pelo RH do Consórcio, através do qual foi constatado um certo grau de desconhecimento por parte do servidor público, recém admitido, sobre seu local de trabalho e a instituição ao qual é vinculado.

Questões relacionadas com a estrutura organizacional da autarquia, contrato de trabalho, direitos e deveres do funcionário, normas e procedimentos internos da instituição e medidas para a adequada segurança do trabalho foram expostas e discutidas entre os presentes.

O advogado Ivan Moizés Ilkiu, aprovado recentemente no último concurso do CONSAÚDE, destaca o “Boas Vindas” como uma novidade dentro de sua experiência no serviço público: “Como já havia trabalhado em outras instituições de caráter público, posso dizer que está foi a primeira vez que um órgão deste tipo realiza um projeto como este. É positivo devido ao fato de explicar a estrutura de funcionamento do local de trabalho, suas práticas e direcionamentos. Se trata de uma experiência salutar para o colaborador.”

De acordo com a enfermeira Cione Bertoldo Zanella Tognetti, responsável pelo Núcleo de Educação Continuada, um dos organizadores do Projeto Boas Vindas, “(…) é uma maneira de zelarmos pelo que deve ser o principal patrimônio do CONSAÚDE após o paciente, que é seu servidor. Fornecer orientações para reduzir os riscos de acidentes de trabalho, contribuir para que os objetivos da instituição sejam atingidos da maneira mais eficiente possível, além de aumentar o conhecimento teórico e prático para a realização eficiente e humanizada de seu trabalho.”

Diante disso, chegou-se a conclusão de que a realização de treinamentos de boas vindas para os trabalhadores é o meio mais adequado para favorecer a adaptação do mesmo ao ambiente de trabalho, promovendo sua capacitação técnica para a função a ser desenvolvida dentro da instituição, proporcionando segurança, valorização e satisfação profissional, bem como a melhoria dos serviços de saúde prestados aos usuários.

O CONSAÚDE agradece todos os colaboradores da instituição que dedicaram seu tempo para que este projeto fosse realizado e executado com qualidade. Obrigado ao SAMU Vale do Ribeira, Núcleo de Educação Continuada, Deparamento de Recursos Humanos, Segurança do Trabalho (Sesmt), Núcleo Jurídico e demais profissionais que dedicaram-se à realização de mais uma edição do Boas Vindas.

Compartilhe