HRLB/CONSAÚDE recomenda cuidados especiais com a saúde no inverno

Gripes e doenças respiratórias são mais freqüentes nesta época do ano

De acordo com o calendário de 2013 o inverno chegou oficialmente no dia 21 de junho. Durante este período as temperaturas começam a baixar e mudanças na temperatura tornam-se mais freqüentes sendo necessário redobrar os cuidados com a saúde de todos, principalmente no que se refere as doenças do sistema respiratório.

Entre elas a gripe, resfriados, rinite alérgica, asma, sinusite, pneumonia, entre outras. Estas doenças são causadas tanto por vírus quanto por bactérias, porém são os primeiros os grandes causadores de patologias durante o inverno devido ao resfriamento do ar, baixa umidade, deficiência na circulação de ar, permanência em locais fechados – o que aumenta ainda mais a probabilidade de contrair um agente infectante.

Nessa estação o destaque fica para a gripe, mais precisamente para o tipo H1N1. A gripe é originária por um vírus denominado influenza cujas manifestações vão desde espirros, dor de cabeça, coriza, tosse, mal estar e outros inúmeros sintomas. Para combatê-los é preciso tomar vacinas. Caso ocorra algum tipo de contágio, por via aérea, ou seja, pelo ar, ou por meio de contato direto, o recomendado é procurar cuidados médicos apropriados e não se automedicar.

Dessa forma o Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB/CONSAÚDE)já vem tomando medidas de prevenção junto aos seus funcionários e para melhor orientar os habitantes do Vale do Ribeira confira abaixo algumas dicas:

– lavar as mãos com água e sabão;

– evitar lugares fechados com grande circulação de pessoas;

– uso do álcool gel para auxiliar na limpeza das mãos;

– deixar os ambientes de casa e do trabalho bem ventilados;

– proteger o corpo das baixas temperaturas e agasalhar-se adequadamente;

– ao tossir ou espirrar cubra o rosto com lenço descartável para evitar a proliferação da doença.

Caso tenha maiores dúvidas procure a unidade de saúde mais próxima de você.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12