HRVR/CONSAÚDE recebe avaliação positiva do Ministério da Saúde sobre atendimento a indígenas

Em ofício encaminhado ao Hospital Regional Vale do Ribeira, no início de abril, o Ministério da Saúde, através da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), avaliou de forma positiva o atendimento e o suporte em saúde fornecido pelo HRVR/CONSAÚDE e seus profissionais, aos pacientes das comunidades indígenas do Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo.

No Vale do Ribeira, atualmente o HRVR/CONSAÚDE é a única unidade de saúde credenciada para realizar atendimento ao povo indígena. Em relação ao atendimento aos índios, só em 2010, o Hospital realizou 110 consultas, além de 24 internações, 7 cirurgias e 4 partos (normais), com destaque para as especialidades de pediatria e obstetrícia. Segundo o Pólo Base da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), localizado em Registro, são atendidas 9 aldeias na região, com um total de aproximadamente 420 indivíduos da etnia guarani. Em todo o estado de São Paulo existem 2.951 indivíduos.

A SESAI é uma área do Ministério da Saúde criada para coordenar e executar a gestão da atenção à saúde do povo índio em todo Brasil. O resultado da avaliação positiva do Hospital Regional Vale do Ribeira (HRVR/CONSAÚDE), abre precedente para que novos investimentos sejam realizados no setor.

O objetivo da atenção à Saúde da População Indígena é reduzir as desigualdades e disparidades na atenção integral á saúde indígena com intenção de inclusão social, promoção e expansão da cidadania com qualidade de vida e autosustentabilidade.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12