Novembro Azul tem dia especial no HRLB/CONSAÚDE

A equipe do setor de Oncologia do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB), com apoio do CONSAÚDE, preparou uma programação especial para o Novembro Azul. Muitas atividades voltadas aos funcionários foram organizadas nesta terça-feira (27), no auditório do HRLB.

Os funcionários e voluntários do HRLB vestiram azul como forma de conscientização sobre a campanha de prevenção do câncer de próstata. Além da coleta de sangue para exame de PSA (prova do antígeno prostático) na data do evento, os profissionais do CONSAÚDE tiveram momentos especiais. Na programação, teve cabeleireiro e barbearia, apresentação musical, um coffee break, sorteio de brindes e um bate-papo animado com o médico urologista Dr. Renato dos Santos Aucélio.

O evento também contou com a presença do diretor-superintendente do CONSAÚDE José Antonio Antosczezem e diretores do Consórcio. Para Antosczezem, o evento é uma forma de unir os profissionais em torno de algo muitas vezes deixada de lado, que é a saúde do homem. “Nossos profissionais passam o ano inteiro cuidando de pessoas, capacitando-se para melhor atender os pacientes e aprimorando o atendimento em saúde nas unidades administradas pelo CONSAÚDE. Neste mês de novembro, quando abraçamos a campanha Novembro Azul, é uma forma de levarmos informação a todos eles e também a todos os homens do Vale do Ribeira, que devem cuidar da saúde fazendo os exames preventivos”, enfatizou o diretor-superintendente.

Prevenção

Novembro Azul, a exemplo do Outubro Rosa, é o mês de cuidados dos homens com a saúde, com a prevenção do câncer de próstata, mais prevalente em homens com mais de 50 anos.

A introdução do PSA e do toque retal rotineiro, nos anos 1990, permitiu identificar lesões em fases precoces e diminuir a probabilidade de morrer por complicações da doença. Por isso é tão importante que os homens, a partir dos 50 anos, ou a partir dos 40 anos em caso de histórico da doença na família, comecem a se cuidar e fazer os exames preventivos.

Compartilhe