Núcleo de Segurança do Paciente do HRLB inicia fase final de implantação do protocolo de cirurgia segura

 O Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, administrado pelo Consaúde, deu início à fase final de implantação do Protocolo de Cirurgia Segura. Metade dos membros do NSP, um médico, 24 profissionais da equipe de Enfermagem e Farmácia, que direta ou indiretamente atendem pacientes que irão ser submetidos a cirurgias eletivas, passaram pelo treinamento.

Após a implantação do Protocolo, o Núcleo, composto por uma equipe multidiscliplinar, fará a primeira avaliação de todo o processo de trabalho e das estratégias usadas a favor de uma cirurgia mais segura. Nesta fase, serão definidos os pontos positivos conquistados e os negativos serão avaliados, bem como incidentes e eventos adversos que possam ter ocorrido passarão por uma análise da causa dos mesmos.

Para Jenny Arcentales Herrera, Coordenadora Núcleo de Segurança do Paciente, a implantação trará resultados positivos.  “Estamos confiantes que este processo de trabalho e o engajamento dos profissionais favorecerá os pacientes, diminuindo o tempo de espera para a cirurgia, favorecerá uma atenção mais cuidadosa e segura no pré e pós operatório, diminuindo erros evitáveis, tempo de internação desnecessária e complicações”, afirmou.

Durante o treinamento, foram utilizadas metodologias ativas de ensino e aprendizagem onde os profissionais puderam aproveitar seus conhecimentos, apreender novos e criar estratégias de disseminação de informação sobre o Protocolo. Com a implantação do Protocolo de Cirurgia Segura, os pacientes terão um atendimento de mais qualidade e ainda mais humanizado.

 

20161014_085623 20161014_150543 20161014_150524

 

Compartilhe