Órgãos são captados no Hospital Regional Vale do Ribeira (HRVR/CONSAÚDE)

Duas equipes, uma do Hospital das Clínicas (HC) de SãoPaulo/SP e outra do Banco de Olhos de Sorocaba estiveram na madrugada da quarta-feira, dia 31 agosto, no Hospital Regional Vale do Ribeira para realizar a retirada dos órgãos de uma doadora, no município de Pariquera-Açu/SP.

A equipe do HC, composta por três médicos e dois enfermeiros, chegou à unidade por volta das 1h da manhã, munida de caixas térmicas, onde os órgãos são depositados em solução sorológica e cobertos com gelo para o devido transporte visando posterior transplante.

Com toda rapidez necessária, as equipes encaminharam-se ao centro cirúrgico onde garantiram a retirada das córneas e de um dos rins. No caso da retirada do fígado, este órgão não encontrava-se em condições para doação, segundo avaliação dos médicos da equipe de transplante. A retirada dos órgãos foi devidamente acompanhada por um médico cirurgião e de um médico anestesista do HRVR/CONSAÚDE, durando aproximadamente quatro horas.

A doadora, cujo nome não pode ser divulgado em função da integridade da mesma e da família, tinha 61 anos e era residente de Miracatu.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12