Prefeito e vereadores de Itanhaém realizam reunião com o CONSAÚDE

Entre as pautas do encontro a ampliação do HRI, a rede regional de saúde e os desafios do setor para a região

Uma reunião para grandes esclarecimentos e troca de informações. Assim pode ser classificado o encontro entre o executivo e legislativo municipal de Itanhaém junto ao CONSAÚDE, dia 13 de março, nas dependências do Hospital Regional de Itanhaém (HRI).

Além do prefeito Marco Aurélio Gomes e do vie-prefeito José Roberto Ferreira do Nascimento, estiveram presentes o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e prefeito de Pedro de Toledo, Sérgio Myashiro, sua diretora superintendente, Maria Cármen Amarante Botelho, o diretor técnico do HRI, João Henrique Tergolino, e o Coordenador Geral de Serviços Administrativos da unidade, José Antônio Antosczezem. Por parte do legislativo municipal compareceram os vereadores Alder Ferreira Valadão, Cesar Augusto de Souza, Hugo Di Lallo e Rogelio Ferreiro Rodrigues.

O principal assunto à mesa foi a construção do novo HRI e a reforma da atual estrutura. Segundo a secretaria de Estado da saúde (S.E.S.) serão investidos R$ 60.353.815,76 milhões nas duas fases, que terão duração de 36 meses, dois anos para a construção e um ano para reforma das atuais dependências. Atualmente o HRI trabalha com o sistema de referência, com portas abertas somente para o atendimento a gestantes.

Sua ampliação é um objetivo antigo do Consórcio de Municípios, políticos e lideranças da região, que enfrenta grandes desafios para melhorar ainda mais os serviços públicos de saúde no Litoral Sul. Os atuais 94 leitos vão passar para 240 com a nova estrutura, um Pronto Socorro referenciado, heliponto, entre outras melhorias.

“Apesar da grande carência regional, é o início de um processo que, em longo prazo, vai desafogar os sistemas de Praia Grande e Santos,” afirmou Marco Aurélio.

Com a nova estrutura, o sistema de saúde regional terá sua resolutividade aumentada. Durante a reunião, foi exposto aos presentes o projeto do novo HRI idealizado de acordo com a própria S.ES./SP. “O projeto da área física foi pensado em função da realidade enfrentada pelo setor na região. Tudo foi resultado de uma união de esforços,” afirmou o presidente do CONSAÚDE, o prefeito Sérgio Myashiro de Pedro de Toledo.

De acordo com a Diretora Superintendente do CONSAÚDE, Maria Cármen Amarante Botelho, “(…) a região necessita da união política para conseguir em conjunto fortalecer o Consórcio em vista das várias demandas existentes. É muito importante o prefeito e os vereadores do município participarem ativamente do que acontece na unidade. Conhecer as instalações e seu funcionamento é uma ação fundamental para o entendimento do sistema de saúde regional.

Outros assuntos como o número atual de leitos, a maternidade e a manutenção da parceria entre CONSAÚDE, a grande resolutividade do SAMU Vale do Ribeira na região e a necessidade de manter a parceria prefeituras e CONSAÚDE também foram reiteradamente discutidos.

Após a reunião, os presentes, acompanhados do Diretor Técnico, João Henrique, e da diretora superintendente, Maria Cármen Amarante Botelho, visitaram todos os setores e instalações do Hospital Regional de Itanhaém para conhecer um pouco mais sobre o funcionamento da unidade, assim como o canteiro de obras onde será construído o novo Hospital.

 

Projeto do Novo Hospital Regional de Itanhaém foi apresentado na reunião.

Projeto do Novo Hospital Regional de Itanhaém foi apresentado na reunião.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12