CONSAÚDE e prefeitura realizam curso de Reanimação cardiopulmonar em Registro

O curso realizado em Registro preparou os profissionais de saúde para reconhecer várias situações de emergência potencialmente fatais, realizar reanimação cardiopulmonar e manobras de desobstrução das vias aéreas de modo seguro, oportuno e eficaz.

A dir. super. do CONSAÚDE, Maria Cármen Amarante Botelho, ao lado do prefeito Gilson Fantin e a presidente do Fundo  Social, Maria Amélia, durante aula inaugural do curso, em Registro (foto: Assess. Pref. de Registro).

A dir. super. do CONSAÚDE, Maria Cármen Amarante Botelho, ao lado do prefeito Gilson Fantin e a presidente do Fundo Social, Maria Amélia, durante aula inaugural do curso, em Registro (foto: Assess. Pref. de Registro).

 

Cerca de 200 profissionais de saúde da região participaram nesta semana do curso de Reanimação Cardiopulmonar e Obstrução da Via Aérea, realizado em Registro pela Prefeitura – por meio da Secretaria de Saúde e Cerest – em parceria com o CONSAÚDE (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira) – por meio do SAMU Vale do Ribeira. O curso foi ministrado por técnicos do SAMU nos dias 22, 23 e 24 de abril, na sede do Rotary Clube.

Na abertura oficial do curso, na segunda-feira, 22/04, o prefeito Gilson Fantin explicou que, apesar de a iniciativa ter sido da Prefeitura de Registro, as vagas foram abertas para profissionais de saúde de todos os municípios da região. “Não estamos olhando apenas para Registro. Nosso Pronto Socorro atende também a pacientes de outros municípios e precisamos pensar regionalmente as ações para melhorar a saúde”. Ao destacar a importância da qualificação, o prefeito lembrou que logo no início do ano todos os agentes comunitários de saúde de Registro receberam treinamento para trabalhar.

O secretário de saúde do município, João Sakô, explicou que o curso abriu a possibilidade para que enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, dentistas e médicos tivessem acesso às técnicas de reanimação cardiopulmonar, obstrução das vias aéreas por corpo estranho e utilização do DEA, fundamentais para salvar vidas em casos de paradas cardíacas e respiratórias. “Nossa intenção é que os profissionais de todas as unidades estejam preparados para atender casos de emergência quando surgirem”, destacou o secretário, que agradeceu a parceria com o Consaúde para a realização do curso.

Diretora superintendente do Consaúde, Maria Cármen Amarante Botelho elogiou a iniciativa de Registro e ressaltou a competência técnica da equipe do SAMU Vale do Ribeira, que tem todo o preparo necessário para prestar atendimentos e capacitar os profissionais da saúde. “O Consaúde trabalha com a educação permanente para atender todos os 24 municípios consorciados e os profissionais do SAMU tem uma vasta experiência adquirida em mais de 15 anos na área,” reforçou Maria Cármen.

Também presente na abertura do curso, a presidente da Câmara, Dra. Inês Kawamoto, ressaltou a importância do aprimoramento no setor da saúde e a excelência profissional dos técnicos do serviço de pré-hospitalar do SAMU. “Acho importante solicitar esse treinamento básico também para quem não é da saúde. Quem trabalha com esporte e educação precisa aprender as técnicas de reanimação cardiopulmonar”, observou Dra. Inês.

O curso realizado em Registro preparou os profissionais de saúde para reconhecer várias situações de emergência potencialmente fatais, realizar reanimação cardiopulmonar e manobras de desobstrução das vias aéreas de modo seguro, oportuno e eficaz. Os participantes contaram ainda com aulas práticas, com simulações sobre as técnicas.

 

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12