SAMU Vale do Ribeira/CONSAÚDE realiza treinamento de salvamento em alturas

Com o objetivo de aprimorar ainda mais a excelência do serviço e sempre se adequar a padrões internacionais de qualidade e protocolos, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel às Urgências), através dos agentes multiplicadores do seu Núcleo de Educação Continuada, realizou reciclagem para Salvamentos em Altura (resgate em altura, içamento de vítima, ancoragem de descidas, entre outras técnicas), dia 17 de dezembro, em Pariquera-Açu. O conteúdo foi ministrado de forma teórica e através de simulações.

De acordo com o enfermeiro do SAMU Vale do Ribeira e integrante do núcleo de formação, Elvis Landi da Silva, “a reciclagem pretende integrar os membros do serviço, para que todos falem a mesma língua, ou melhor, que todos adotem uma sincronia na hora de atender às ocorrências relacionadas ao salvamento em altura.”

A padronização dos protocolos de salvamento é uma constante entre os membros da equipe (46 condutores, 27 auxiliares de enfermagem, 15 enfermeiros e 18 médicos) para fechar o módulo de treinamento e estabelecer padrões de conduta médica de urgência.

Segundo a diretora do SAMU, a médica Sabrina Postarek Curi, o treinamento visa manter a qualidade do atendimento e deixar todos os profissionais em dia com as últimas novidades em relação a novos procedimentos e protocolos. “O nosso serviço sempre tem atualizações. Constantemente, nossos integrantes passam por treinamentos atualizados em nível mundial no atendimento às emergências. O SAMU segue os padrões da American Heart Association que mantém todos os países em dia com as últimas mudanças em relação ao segmento pré-hospitalar.”

Além dos treinamentos internos, o SAMU irá realizar, à partir de fevereiro de 2011, aulas de Suporte Básico de Vida com os profissionais de saúde dos municípios da região. Estes terão a função de agirem também como multiplicadores do aprendizado.

Para se inscrever, as prefeituras municipais devem enviar uma solicitação ao SAMU ou ligar para (13) 3856 9653.

Assessoria de Comunicação CONSAÚDE

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12