SCIH do HRLB promove campanha que incentiva higiene das mãos

O dia 5 de maio é o dia mundial de higiene das mãos e 15 de maio comemora-se o dia do Controle de Infecção Hospitalar.

Em 2018, o tema da Campanha Mundial será “SALVE VIDAS: HIGIENIZE SUAS MÃOS”, estimulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e o tema nacional: “ESTÁ EM SUAS MÃOS PREVENIR A SEPSE NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE”, apoiado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Sabe-se que a sepse é um evento adverso (EA) relacionado à assistência que afeta mais de 30 milhões de pacientes, anualmente, em todo o mundo, demandando ações imperativas de prevenção destes eventos em serviços de saúde.

O HRLB, por meio da equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), com apoio da Educação Continuada e estudantes da área de Enfermagem, promoverá entre os dias 5 e 15 de maio, ações para incentivar este gesto simples que salva vidas, a HIGIENE DAS MÃOS.

Será realizada campanha com palestras, orientações, distribuição de panfletos e cartazes, direcionada aos profissionais, estagiários, pacientes, visitantes e acompanhantes da Instituição.

Todos podem participar ativamente da campanha e ajudar a prevenir a sepse em serviços de saúde por meio da prática da higiene das mãos e aprimoramento das ações de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) nas Instituições de Saúde.

1) Profissional de saúde: Adote os 5 momentos para higienizar suas mãos e prevenir a sepse em serviços de saúde.

2) Diretores/Administradores/Gestores: Previnam a sepse em serviços de saúde, adotando a higiene das mãos como um indicador de qualidade em seu hospital.

3) Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH: Sejam defensores da promoção da higiene das mãos para prevenir a sepse nos serviços de saúde.

 

Acesse aqui o cartaz da campanha.

 

Texto: Equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HRLB

Compartilhe