Secretário da Saúde visitou Consaúde e anunciou novos equipamentos e obras para as unidades administradas pelo Consórcio

Itanhaém – Ampliação da UTI adulto em mais cinco leitos; aquisição de uma ambulância UTI e equipamentos para a realização de cirurgias ortopédicas de alta complexidade foram as medidas anunciadas para o Hospital Regional de Itanhaém (HRI-Consaúde) pelo secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. O secretário visitou o Hospital na sexta 16, e reuniu-se com a superintendente doConsaúde, Maria Cármen Amarante Botelho, que abordou os principais projetos de expansão e melhorias nas unidades administradas pelo Consórcio.
“É uma visita de rotina. Fazia tempo que eu não vinha para Itanhaém. Verifiquei as necessidades do Hospital e estou atendendo aos pedidos para a melhoria da unidade que é a aquisição do arco cirúrgico para atender a demanda por cirurgias ortopédicas e a abertura de mais cinco leitos de UTI adulto num prazo de 30 a 60 dias”, disse o secretário Barradas. O secretário permaneceu no hospital por aproximadamente 2H30. Conversou em tom informal com os diretores, fez perguntas sobre o funcionamento da unidade e disse ser a primeira vez nos últimos seis anos que a Secretaria não enfrenta problemas com o Hospital durante a temporada: “Vocês estão de parabéns pelo trabalho realizado. Este é o primeiro verão dos últimos seis anos que não temos algum tipo de problema em Itanhaém na área de saúde. Temos que comemorar isso”, elogiou.
Além das melhorias para o HRI, cujos encaminhamentos contaram com o apoio do deputado estadual Samuel Moreira, o secretário Barradas também anunciou a liberação de recursos para os trabalhos de modernização do HRVR-Consaúde, a começar pela reforma, adequação e compra de equipamentos para a cabine primária de energia do HRVR. Em nome do Conselho de Prefeitos do Consórcio, a superintendente Maria Cármen entregou documento ao secretário com o demonstrativo dos principais projetos de expansão e melhorias das unidades Consaúde. Maria Cármen abordou a honra em receber o secretário Barradas e em ter a oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido pelo Consórcio na região. “Foi uma visita técnica muito importante para mostrarmos nossas conquistas e abordarmos as nossas atuais necessidades”, afirmou.
A superintendente também afirmou que é motivo de “muito orgulho” os elogios recebidos pelo secretário: “A opinião do secretário Barradas é o reconhecimento pelo nosso trabalho e nos motiva a prosseguir com os esforços para fortalecer a saúde regional e criar o sistema de atendimento público diferenciado pelo alto padrão de qualidade”, explicou. O Consaúde administra o HRVR, o Hospital São João/Apamir, o HRI, o CAR, o Laboratório Regional, o Ambulatório de Especialidades do Alto Vale e o SAMU.
O diretor técnico do HRI, João Henrique Tergolino, comemorou as medidas anunciadas pelo secretário Barradas: “Com o arco cirúrgico, a mesa de tração e a ampliação da UTI em mais cinco leitos, vamos melhorar a resolutividade ortopédica traumatológica em praticamente 100%. Fazíamos cirurgia de média complexidade e passaremos a fazer de alta complexidade”, anunciou.
O diretor João Henrique também agradeceu ao elogio do secretário sobre o “primeiro verão sem problemas nos últimos seis anos” e disse que o Hospital se preparou para atender, com eficácia, ao aumento da demanda de temporada em cerca de 30%. “Melhoramos nossa estrutura resolutiva e nos preparamos para o verão com a duplicação do número de médicos plantonistas e a ampliação da cobertura cirúrgica, traumatológica e clínica”, explicou. Segundo o médico, a atual estrutura prosseguirá até o final da temporada.

Modelo de gestão dos recursos da saúde
O secretário Barradas parabenizou os prefeitos da região, a superintendente Maria Cármen e os profissionais do Consórcio pelos avanços na saúde pública da região. Em sua opinião, o Consaúde é um modelo de gestão de sucesso no Litoral, Vale e Alto Vale: “É uma parceria muito boa que pode vir a ser modelo para outras regiões. O Consórcio venceu o desafio da rotatividade de dirigentes e equipes técnicas que inviabilizam um trabalho a longo prazo”, opinou.
A visita do secretário Barradas foi acompanhada pelo coordenador Márcio Cidade Gomes, de Gestão de serviços de Saúde, , pelo diretor da DRS IV José Ricardo Martins Di Renzo, pelo diretor de Planejamento da DRS IV, Everton Lopes Rodrigues, e o diretor de Credenciamento, Renato Pastorello, pelo assessor da Secretaria de Saúde, Edson Kenji, pelo diretor técnico do HRI, João Henrique Tergolino, pelo coordenador de serviços administrativos do HRI, João Sakô e pela responsável pelo Programa Conte Comigo, Rosemeire Medeiros.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12