Semana da Enfermagem do HRLB tem mais de 500 participantes

Simulados, palestras, integração, descontração e depoimento emocionante marcaram evento de 2013

 

A palestra da jornalista Daliani Ribeiro emocionou a todos no primeiro dia da Semana de Enfermagem.

A palestra da jornalista Daliani Ribeiro emocionou a todos no primeiro dia da Semana de Enfermagem.

 

Ocorrida nos dias 9 e 10 de maio programação deste ano contou com a presença de profissionais das unidades do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira, estagiários das escolas técnicas, assim como alunos.

Os dois dias de programação englobaram diversas palestras que tiveram como base os profissionais da instituição, uma maneira de mostrar o nível de excelência do trabalho realizado por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, médicos e demais áreas que integram os recursos humanos da instituição.

“Foi um evento que mostrou a força da equipe de profissionais. Organizamos e implementamos a Semana com muita iniciativa dos profissionais de enfermagem. Tivemos uma grande mobilização dos setores. Mas o fator união foi muito importante pois permitiu trazer palestrantes de outros locais do Estado com sua experiência de trabalho e mostrar aos presentes a qualidade de nosso corpo técnico, o saldo foi muito positivo nestes dois dias de evento,” destaca Marlene Uehara, diretora de enfermagem do HRLB/CONSAÚDE.

Dia 09 – Depoimento marcante, Ginástica Laboral, Humanização, Palestra sobre Depressão, entre outros temas

Logo após a abertura da Semana da Enfermagem de 2013, que contou com a presença da diretora superintendente do CONSAÚDE, Maria Cármen Amarante Botelho, foi a vez da jornalista Daliani Ribeiro que realizou um depoimento emocionado do atendimento recebido no Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilcqua, quando contou em detalhes o acidente que causou a amputação de seu braço direito e a deixou internada na UTI por mais de uma semana, além de falar sobre os procedimentos técnicos e humanizados ao ser atendida no HRLB, em Pariquera-Açu/SP.

A história contada em detalhes pela jornalista em sua passagem pela unidade emocionou todos os presentes, em um silêncio de espanto e admiração pela forma como foi relatada e pelo otimismo de Daliani que mesmo após um acidente tão grave trouxe um exemplo de otimismo e perseverança aos profissionais de enfermagem. Ao final, a jornalista foi homenageada pelo CONSAÚDE que agradeceu sua presença e as palavras incentivo.

Logo após foi a vez das palestras do dia, que tiveram como tema: Implantação do Plano de Humanização; Método Canguru; Segurança do Paciente; As Interfaces da Depressão; Parto Humanizado.

Dia 10 – Plano de Desastre e Catástrofe, palestras, simulado, premiações e homenagens, e show de encerramento

O Segundo dia também foi marcado por uma variedade de atividades, a organização da Semana de Enfermagem que ficou a cargo da Diretoria do HRLB/CONSAÚDE, iniciou o dia com um café da manhã para os presentes.

As palestras do dia tiveram como tema: Trabalho em Equipe; Visão Holística da Assistência de Enfermagem e Drogas Ilícitas. Assim como no dia anterior foi realizada uma sessão de Ginástica Laboral para descontrair as pessoas presentes.

Ao fim do evento o diretor técnico do HRLB, o ortopedista Fredy Paredes, apresentou um protocolo sobre “Plano de Desastre e Catástrofe” em função dos constantes acidentes provenientes da BR-116, na rodovia Régis Bittencourt, que a unidade atende todos os anos.

O destaque do segundo dia ficou a cargo do SAMU Vale do Ribeira, serviço de urgência e emergência pré-hospitalar do CONSAÚDE que mobilizou toda sua equipe e profissionais para realizar um simulado que pegou todos os presentes de surpresa. Desde os ferimentos e vítimas fictícias, ao atendimento demonstrado na simulação, os profissionais do serviço aplicaram com grande perícia sua experiência no atendimento, além de mostrar aos espectadores um pouco do trabalho realizado há mais de 15 anos pelo SAMU Vale do Ribeira.

Para Marlene Uehara: “No final contamos com a participação do SAMU que utilização da metodologia da simulação realística com a imersão dos participantes em uma cena de catástrofe. A imersão dos participantes na cena possibilitou aos presentes refletir de como poderíamos planejar o atendimento de crises na região.”

No final do evento foram realizadas premiações e homenagens aos profissionais de enfermagem da instituição, tanto no setor hospitalar quanto pré-hospitalar.

 

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12