Servidores do HRI/CONSAÚDE realizam capacitação sobre trato com mães e bebês

Aproximadamente 50 servidores da enfermagem e administrativos do Hospital Regional de Itanhaém (HRI/CONSAÚDE) participaram da capacitação Iniciativa Hospital Amigo da Criança e das práticas quanto à atenção da saúde materno-infantil. Entre os setores da unidade do Litoral Sul envolvidos estavam: alojamento conjunto, pré-parto, parto e pós-parto e UTI Neonatal. A iniciativa foi realizada nos dias 14, 15, 21 e 28 de junho de 2011, nas dependências do Hospital, primeiramente para os servidores que atuam diretamente com mães e bebês.

A capacitação está dividida em duas etapas: a primeira, teórica, orienta os profissionais em como lidar com a mãe e o bebê, desde sua admissão até a alta hospitalar. Ensina também as questões técnicas do aleitamento materno e a importância de amamentar exclusivamente até o 6º mês de vida da criança. Já a segunda etapa do treinamento, consiste na aplicação dos conhecimentos e técnicas aprendidos no dia-a-dia da instituição.

De acordo com coordenadora dos Serviços Técnicos Auxiliares do HRI/CONSAÚDE, a Nutricionista Fernanda Lage Silvério, “a capacitação em questão deve ser realizada por 100% dos servidores do HRI/CONSAÚDE, claro que com adaptações procurando elucidar qual o papel de cada funcionário nas ações de incentivo ao aleitamento materno.”

As datas para as próximas capacitações ainda serão agendadas e ocorrerão no decorrer do 2º semestre de 2011.

HRI/CONSAÚDE, unidade amiga da criança

O Hospital Regional de Itanhaém possui o título ‘Iniciativa Hospital Amigo da Criança,’ recebido em 2002.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC – foi idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foram estabelecidos os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno. Seguem abaixo os Dez Passos:
Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno
1 – Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.
2 – Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma.
3 – Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.
4 – Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.
5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.
6 – Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.
7 – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.
8 – Encorajar a amamentação sob livre demanda.
9 – Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.
10 – Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12