Vale do Ribeira terá radioterapia no HRLB/CONSAÚDE

O Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, que contempla o HRLB/CONSAÚDE, está na fase de elaboração do projeto básico. No último mês de janeiro, o diretor-superintendente do Consórcio José Antonio Antosczezem, a diretora administrativa Bianca Palfi e o diretor-técnico do HRLB participaram de uma videoconferência para detalhamento do projeto de construção.

O CONSAÚDE acompanha de perto a evolução do Plano e o momento é de afinar os detalhes para que seja feita a licitação para a construção do novo prédio. “Estamos em contato constante com a empresa Varian, que elabora o projeto, a fim de alinhar todos os detalhes de acordo com os critérios do Ministério da Saúde. Estamos acompanhando todos os passos do Governo Federal, a fim de garantir a agilidade na implantação do Plano em nossa região”, disse a diretora administrativa Bianca Palfi.

O CONSAÚDE já definiu a área da construção do prédio que abrigará o serviço de radioterapia e obteve a licença da Cetesb. A licitação para a elaboração do projeto de arquitetura e engenharia e para a aquisição dos aceleradores lineares já foi concluída. Após todas as etapas finalizadas, deve ser feita a licitação para a construção do novo prédio. O Ministério da Saúde, responsável pelo Plano, não divulgou novos prazos para a conclusão da implantação.

Ao CONSAÚDE caberá garantir a operacionalização e manutenção dos serviços de radioterapia necessários ao atendimento da população. O HRLB/CONSAÚDE está entre as 140 soluções do Ministério da Saúde que contemplarão a construção de prédio e a aquisição de equipamentos específicos para radioterapia, chamados aceleradores lineares. A medida garante a cobertura no Sistema Único de Saúde (SUS) de mais de 70 milhões de brasileiros, ampliando o acesso ao tratamento de câncer no país.

Para o diretor-superintendente do CONSAÚDE, José Antonio Antosczezem, o Vale do Ribeira ganhará um novo serviço que ampliará o atendimento oncológico já feito no HRLB. Atualmente o Hospital atende pacientes oncológicos de toda a região, realizando o diagnóstico, cirurgias, quimioterapia e hormonioterapia. “O Serviço de Radioterapia será um ganho para a população, pois vai evitar o deslocamento de quem necessita do tratamento para outros municípios. É garantia de um tratamento mais digno e rápido, pois estará mais próximo da casa dos pacientes”, afirmou Antosczezem.

 

O Plano

O Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 931 de 10 de maio de 2012, instituiu o Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, com o objetivo de articular projetos de ampliação e qualificação de hospitais habilitados em oncologia, em consonância com os vazios assistenciais, as demandas regionais de assistência oncológica e as demandas tecnológicas do SUS. Com a proposta foram adquiridos aceleradores lineares, um total de 140 soluções, entre projetos de ampliação e novos projetos de criação de serviço de Radioterapia. Neste último está inserido o HRLB. Do total de aparelhos, 36 estão sendo incluídos ao plano, beneficiando diretamente, mais de 18 milhões de pacientes. Para garantir a inclusão de novos hospitais, a pasta irá destinar R$ 163,7 milhões na ampliação e construção de serviço em 14 estados e no Distrito Federal, que apresentam um déficit assistencial.

Os projetos que já estão em execução estão dentro das atividades previstas do Plano de Expansão da Radioterapia, visto que os aceleradores lineares são equipamentos de altíssima complexidade tecnológica e não podem ser instalados sem os devidos cuidados com a proteção radiológica. As instalações exigem espaço físico com características peculiares e distintas das construções tradicionais de estabelecimentos e unidades de saúde, uma vez que envolve, por exemplo, sistemas de climatização específicos, refrigeração da água, sistema elétrico diferenciado e maior espessura das paredes.

Compartilhe