2º Encontro dos Ostomizados do Vale do Ribeira é grande sucesso

O 2º Encontro dos Ostomizados do Vale do Ribeira que são assistidos pelo ambulatório de Ostomizados do HRLB/CONSAÚDE aconteceu no último dia 18 de novembro. Esse serviço especializado conta com uma equipe multidisciplinar que envolve ações de reabilitações, incluindo orientações para o autocuidado, prevenção e tratamento de complicações no estoma e distribuição de bolsas coletoras e acessórios. Além disso, capacita profissionais para esse atendimento a nível regional.

O Encontro aconteceu em comemoração ao dia 16 de novembro, data que representa o dia Nacional de Ostomizados, que regulamenta a implantação de serviços de Atenção a Saúde das pessoas ostomizadas em todo território Nacional ( Portaria SAS/MS nº 400). O evento contou com a participação de 130 pessoas, sendo 60 somente de pacientes assistidos pelo Programa. O evento contou com o patrocínio de quatro empresas fabricantes de materiais de Ostomizados: Coloplast, Convatec, Hollister e Salts. Além do patrocínio, os representantes foram responsáveis pelas palestras com os temas Alimentação, Inclusão, Apoio Familiar e Sexualidade; que reforçaram a participação desses pacientes na sociedade tendo em vista que o decreto presidencial nº 5296/2004 os reconhece como deficientes físicos.

A Equipe Multidisciplinar de Assistência aos Ostomizados, representada pela enfermeira Sandra Adorno, agradece a participação de todos os envolvidos para que o evento fosse realizado com sucesso, em especial aos comerciantes, artesãos, músico, a UNISEP e para que a festa ficasse ainda mais linda a Elisete decorações, e demais voluntários que ajudaram com muitas contribuições.

Compartilhe