Abril é mês da campanha nacional pela segurança do paciente

A segurança do paciente é um componente essencial da qualidade do cuidado. Os incidentes associados aos cuidados de saúde representam uma elevada morbidade e mortalidade em todo o mundo. Por este motivo, e com o objetivo de conscientização geral em prol da segurança do paciente, o Ministério da Saúde e órgãos parceiros à implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), iniciado em 2013, escolheram abril, mês de lançamento do PNSP, como o mês da campanha nacional pela segurança do paciente.

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB), administrado pelo CONSAÚDE, está engajado na Campanha, elegendo o tema para o mês de abril: “Todos unidos por um processo de medicação mais seguro”.

Essa campanha tem como um dos seus objetivos sensibilizar os profissionais de saúde e os próprios pacientes para a temática da segurança do paciente. O diretor-superintendente do CONSAÚDE, José Antonio Antosczezem, enfatiza o trabalho dos profissionais do NSP/HRLB. O protagonismo dos profissionais e das equipes nos processos de qualificação do cuidado merece nossa atenção. Ações como essa são muito importantes pois vêm ao encontro da segurança do paciente, envolvendo todos os profissionais, inclusive os próprios pacientes, para o entendimento de que a maioria dos eventos são evitáveis e necessitam ser notificados para a compreensão de suas causas e posterior prevenção”, explicou Antosczezem.

O objetivo principal do NSP/HRLB é fomentar a prevenção, controle e redução de falhas assistenciais por meio do monitoramento dos riscos assistenciais e do compartilhamento do conhecimento entre os envolvidos. Para mais informações, o contato do Núcleo é nsp@consaude.org.br.

Compartilhe