Alunos do PósTec CEFORH/CONSAÚDE evitam "tragédia de trânsito," em simulado

Novo simulado do PósTec tem mais de 54 participantes em Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira

‘Em uma tranquila manhã de sábado, um grave acidente envolvendo dois carros de passeio e uma motocicleta alterou a tranquilidade do município de Pariquera-Açu/SP. Ao todo uma pessoa morreu e seis ficaram feridas, inclusive uma testemunha que presenciou a cena teve de ser atendida no local pelas equipes de socorro. O caroneiro da motocicleta morreu no local e estava sem capacete, já o motociclista está em observação no HRVR/CONSAÚDE.

Entre os dois carros, múltiplas vítimas, uma gestante e uma mulher, que segundo as primeiras informações devido aos problemas com o diabetes teve um mal estar e acabou causando o acidente. No outro carro, o motorista não usava cinto, ele e seu passageiro sofreram ferimentos leves e foram encaminhados para o Hospital Regional. Graças ao trabalhos da equipe de socorristas, as vítimas foram rapidamente atendidas.’

Para os que estão achando que se trata de uma tragédia, ou de fatos e fotos reais, por favor, não se engane e não se choque com as cenas fortes, se trata do novo simulado da 2ª turma de especialização de urgência e emergência do PósTec do  Centro Formador de Recursos Humanos (CEFORH/CONSAÚDE), ocorrido dia 4 de fevereiro, em  Pariquera-Açu/SP.

A recente simulação contou com a presença de alunos, professores e diretores da Escola, da classe descentralizada de Registro/SP (T01), como socorristas, e a 2ª Turma de Pariquera-Açu/SP (T02), no papel das sete vítimas. Como no primeiro simulado, que foi o pioneiro das turmas de PósTec em todo estado de São Paulo, os 56 alunos, todos técnicos de enfermagem, fazem parte da 2ª Etapa do Programa TecSaúde que deu início em agosto de 2011, finalizando os seis (6) meses de aprendizado previstos.

Segundo a Diretora do CEFORH, Ruth Gouvea, o curso da unidade prepara os alunos não só pra atender na questão pré-hospitalar, por exemplo, em equipes de SAMU, mas também em sua chegada ao hospital e em suas devidas ocorrências posteriores. Resumindo, um preparo no pré, intra e pós-hospitalar é oferecido no PósTec. Gouvea destaca também: ” Um dos grandes interesses dos governos federal, estadual e municipal é cuidar das urgências e emergências relativas aos acidentes, mas sobretudo, a grande demanda existente para casos clínicos, tais como o AVC, infartos, entre outras tantas calamidades crônicas que atingem nossa população.”

A existência do curso de especialização em Urgência e Emergência em uma instituição de 40 anos com experiência no ensino em saúde reflete a grande procura por profissionais gabaritados para esta modalidade de atendimento não só na região, como no Estado e em todo país. A proximidade com a BR-116 e o atendimento de inúmeras vítimas que são levadas todos os meses ao HRVR/CONSAÚDE faz da região.

Além da especialização em Urgência e Emergência, o CEFORH/CONSAÚDE oferece outras especializações para os Técnicos em Enfermagem: Neonatologia de Risco, Oncologia e Terapia Renal Substitutiva.

Quem desejar mais informações pode ligar para o (13) 3856-9717 ou se preferir enviar mensagem para o email ceforh@consaude.org.br.

Compartilhe