Autoridades realizam visita técnica ao HRLB/CONSAÚDE

Autoridades realizaram uma visita técnica ao HRLB/CONSAÚDE na manhã desta quinta-feira (30). O objetivo foi verificar as demandas de ampliação do atendimento a casos de Covid-19. Participaram da visita o Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi; prefeito de Itanhaém e presidente do CONSAÚDE Marco Aurélio Gomes; diretor-superintendente do CONSAÚDE José Antonio Antosczezem; diretora administrativa Bianca Palfi; diretor técnico do HRLB, Dr. Márcio Bazzo; prefeito de Miracatu e ex-presidente do Codivar, Ezigomar Pessoa Junior; superintendente do Codivar Wilber Rossini; vice-prefeito de Pariquera-Açu, Wagner Costa e vereadores da região.

O Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB/CONSAÚDE), de Pariquera-Açu, é único hospital “porta-aberta” do Vale do Ribeira. A unidade realiza a triagem dos casos do novo coronavírus, atendendo unicamente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da região do Vale do Ribeira, além da demanda da Rodovia Régis Bittencourt (BR 116) e é referência regional em urgências e emergências clínicas e cirúrgicas nas mais variadas especialidades, como por exemplo oncologia, traumato-ortopedia, neurologia/neurocirurgia, urologia, cirurgia vascular, obstetrícia, dentre outras. O HRLB dispõe atualmente de 10 leitos de UTI destinados a Covid-19, 09 leitos de UTI Geral, 14 leitos de UTI neonatais além de 01 UTI móvel que atende todos os municípios do Vale do Ribeira.

Em entrevista a uma emissora de TV regional, o Secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse que o atual número de leitos é proporcional, porém, com o crescente número de casos, o Estado vai implantar mais leitos de UTI para eventuais casos graves. “Dois novos leitos já estão em funcionando em Registro e na próxima semana teremos mais 8 leitos de UTI. Estudando a dinâmica da epidemia e as taxas de ocupação, implantaremos mais dez leitos”, disse.

O prefeito de Itanhaém e presidente do CONSAÚDE, Marco Aurélio Gomes, avaliou positivamente a visita. “Tivemos uma reunião produtiva e com o compromisso de apoio do Governo do Estado para os hospitais do Vale do Ribeira. O Secretário Marco Vinholi avaliou positivamente o atendimento no Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, que por ser porta-aberta, recebe e faz a triagem de todos os pacientes da região. A proposta é a criação de até 20 leitos de UTI no Vale do Ribeira. O aumento do número de leitos de UTI na região, pelo Estado, é muito importante neste período de crescimento dos casos de Covid-19. Por isso, pedimos à população que se possível, permaneça em casa, ao sair use máscara e higienize as mãos. Combater o coronavírus é uma missão de todos nós”, finalizou Gomes.

Compartilhe