Banho de ofurô em bebês é sensação no HRLB

Uma técnica holandesa que transmite ao bebê as mesmas sensações que ele vivia no útero da mãe está sendo aplicada na Maternidade do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, de Pariquera-Açu, administrado pelo Consaúde. O banho de ofurô é para que os recém-nascidos se adaptem mais rapidamente ao novo mundo e fiquem mais relaxados. A técnica é empregada na Maternidade pelas equipes de enfermagem e traz excelentes resultados.

A técnica consiste em um banho no balde em água morna. Além de acalmá-los, o banho proporciona muitos outros benefícios, pois alivia cólicas, proporciona um sono mais tranquilo, o intestino funciona melhor e ele fica menos suscetível às prisões de ventre.

A sensação de voltar para o útero materno faz com que o bebê relaxe. A água é colocada no balde, envolvido por um plástico descartável, e o bebê é colocado sentado. As equipes de enfermagem é que fazem todo o trabalho. O balde tem bordas arredondadas e não é utilizado para outros fins. O bebê não é deixado sozinho, a enfermeira o segura o tempo, transmitindo segurança. No rostinho de cada recém-nascido, pode-se perceber o relaxamento e a tranquilidade. Um soninho fica garantido depois do banho de ofurô, aprovado pelos bebês e por suas mamães.

Compartilhe