CAR supera 15 mil atendimentos nos cinco primeiros meses de 2017

O CAR – Complexo Ambulatorial Regional, administrado pelo CONSAÚDE, uma referência no atendimento psiquiátrico ambulatorial em todo o Vale do Ribeira, realizou um total de 15.300 atendimentos no período de janeiro a maio de 2017. O Complexo atendeu pacientes nas especialidades de psiquiatria, psicologia, clínica médica, infectologia, neurologia, enfermagem, farmácia e assistência social. Só o setor de psiquiatria realizou 3.701 atendimentos, seguido da enfermagem, com 2.885 e neurologia, com 2.601 pacientes atendidos no período.

A diretora técnica do CAR, Rosani Bonadia Guterres, explica que o local recebe usuários de todo o Vale do Ribeira e até do Litoral Sul. “Nos primeiros cinco meses deste ano, foram atendidos pacientes de Registro, Pariquera-Açu, Jacupiranga, Juquiá, Sete Barras, Iguape, Eldorado, Ilha Comprida, Cananéia, Cajati, Barra do Turvo, Miracatu, Iporanga, Itariri, Pedro de Toledo e Tapiraí. Do Litoral Sul, o CAR atendeu 11 munícipes de Peruíbe”, contabiliza.

O município com maior número de atendimentos foi Registro, com 5.787, respondendo por 37,82% do total de pacientes no período. Na sequência vem Pariquera-Açu, com 1.573; Juquiá, com 1.429; Jacupiranga, com 1.113; e Sete Barras, com 1.140 atendimentos registrados.

A infectologia, também importante referência em todo o Vale do Ribeira, foi responsável por 947 atendimentos. O CAR é o único serviço de atendimento especializado em HIV/AIDS de todo o Vale do Ribeira. No Complexo, são prestadas ações de assistência, prevenção e tratamento às pessoas vivendo com HIV ou AIDS, entre outras doenças infectocontagiosas, priorizando a humanização. São atendidos cerca de 400 pacientes portadores de HIV/AIDS, todos em tratamento com os conhecidos coquetéis antirretrovirais. Também são atendidos alguns casos de tuberculose, hanseníase, hepatites virais, leishmaniose e infecções crônicas. Mas é o atendimento aos portadores de HIV/AIDS que impressiona, pelo cuidado e dedicação dos profissionais.

No atendimento psiquiátrico ambulatorial, o CAR oferece um tratamento multidisciplinar, atendendo casos de dependência química, depressão e doenças mentais em adultos e crianças. O serviço de psiquiatria do CAR atende pacientes ambulatoriais dos CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial) existentes em alguns municípios da região. Pacientes com outras doenças tem ainda acompanhamento de um clínico geral, o que torna o serviço ainda mais amplo.

Para o diretor-superintendente do CONSAÚDE, José Antonio Antosczezem, os números demonstram a qualidade dos serviços prestados no CAR. “Temos um atendimento com profissionais altamente qualificados, principalmente no setor de psiquiatria. O CAR supre uma importante demanda em todo o Vale do Ribeira e isso o torna referência na região. O CONSAÚDE preza o trabalho realizado no CAR e manter o atendimento de qualidade é nossa prioridade”, afirma.

O Complexo fica localizado em Registro, na rua Clara Gianotti de Souza, 823 e funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h.

Compartilhe