Cardiologia Preventiva e Nutrição

Faça exercício. Seu coração agradece!
Dr. Wilson V. Galárraga

Uma das principais causas para o aumento da morbi-mortalidade da maioria das doenças crômicas e principalmente as cardiocirculatórias e metabólicas é a falta de atividade física ou SEDENTARISMO.
A obesidade tem como causa a falta de exercício físico e a alimentação errada, carregada de produtos altamente industrializados.
Para combatê-la precisamos realizar uma atividade física regular, principalmente exercícios aeróbicos como caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar, praticar esteira ou bicicleta ergométrica e ginástica, sempre usando tênis e roupa adequada, junto com uma alimentação natural, evitando o açúcar e farinhas refinadas, mesmo que a pessoa não tenha diabetes.
Para manter uma boa saúde precisamos realizar atividade física pelo menos 30 minutos diários. Para emagrecer é necessário manter uma atividade física entre 45 minutos e 1 hora, quatro dias por semana. Antes de começar nossa caminhada, no entanto, temos que fazer alongamento e aquecer os músculos para evitar problemas.

DICAS: 1. Se você não está habituado a caminhar, comece com 10 a 15 minutos e vá aumentando progressivamente até atingir os 45 minutos a uma hora necessários.
2. Quem não está habituado, vai sentir dor muscular nos primeiros dias, mas logo passa. Capriche no alongamento e aquecimento, depois de 3 ou 4 dias as dores desaparecem.

Dr. Wilson V. Galárraga é cardiologista do Hospital Regional do Vale do Ribeira (HRVR), localizado em Pariquera-Açu (SP) e administrado pelo Consaúde.

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12