CEFORH/CONSAÚDE, contribuindo com a formação de profissionais de saúde

O CEFORH (Centro de Formação de Recursos Humanos) de Pariquera-Açu/SP, administrado pelo CONSAÚDE, completou no dia 20 de agosto, 48 anos de atuação no Vale do Ribeira. É um Centro destinado à formação de qualidade dos profissionais da região e capacitou milhares de pessoas desde sua fundação.

Neste ano, o CEFORH sediou diversos cursos, dentre eles “Qualidade e Segurança na Assistência ao Paciente” e “Humanização no Atendimento em Saúde”, na modalidade presencial e com 60 horas de duração. Também sediou o Projeto Itinerários do Saber, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/FIOCRUZ) e com a Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RETSUS).

A equipe do CEFORH também esteve em outros municípios a fim de disseminar o conhecimento com o curso de “Agente Comunitário de Saúde”. Recentemente, ocorreu a formatura de profissionais de saúde em Juquiá. As aulas são realizadas em parceria com o Ministério da Saúde.

Funcionários selecionados em processo seletivo realizado pelo CONSAÚDE são recepcionados pelo Centro, que os integra e capacita a atuar nas unidades administradas pelo Consórcio. No início de novembro, 16 técnicos de enfermagem e um auxiliar de regulação médica foram preparados para o trabalho e atuação em equipe no HRLB.

O CONSAÚDE mantém convênio com instituições de ensino, como o ESA – Pariquera-Açu, por meio do qual os alunos recebem treinamentos sobre protocolos do HRLB. O Consórcio mantém convênio com escolas da região para campo de estágio e qualificações.

O Centro de Formação de Recursos Humanos de Pariquera-Açu (CEFORH) é uma das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS). Cada Estado possui uma escola, porém, no Estado de São Paulo há seis, sendo uma delas em Pariquera-Açu.

A diretora do CEFORH, enfermeira Neusa Balbo, destaca a importância do Centro para a região. “Temos o compromisso de contribuir com a capacitação dos profissionais do Vale do Ribeira, com cursos gratuitos e de qualidade. Recentemente, ampliamos nossa atuação, abrindo as portas do CEFORH/CONSAÚDE para a comunidade. Disponibilizamos nosso acervo da Escola de Enfermagem para a pesquisa, recebendo alunos de vários municípios”, disse.

O diretor-superintendente do CONSAÚDE, José Antonio Antosczezem, já foi aluno da Escola de Enfermagem, hoje CEFORH, e enfatiza o valor do trabalho realizado. “O CEFORH tem uma história pioneira de formação de profissionais do Vale do Ribeira. Ficamos felizes em poder proporcionar mais conhecimento e qualificação aos trabalhadores da área da saúde e demais pessoas que buscam o aprimoramento pessoal e profissional”, finalizou.

 

Compartilhe