Centro cirúrgico do Hospital Regional Vale do Ribeira realizou cerca de 5 mil cirurgias em 2011

Cirurgia Geral é a especialidade que mais realizou intervenções no ano passado, 1075 ao todo

Referência no atendimento aos pacientes da microrregião do Litoral Sul, Vale do Ribeira e também dos motoristas da BR-116, o Hospital Regional Vale do Ribeira realizou no ano passado um total de 4950 cirurgias, número recorde na região e um marco do trabalho da saúde pública no Estado. Ao todo, em2011, aunidade integrante do CONSAÚDE realizou 5.514 intervenções, entre procedimentos e cirurgias – classificadas entre urgências, emergências ou eletivas, a uma média mensal de 413 ao mês.

Os números são do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) da unidade que forneceu os dados do total de cirurgias e procedimentos tanto no Centro Cirúrgico quanto do Centro Obstétrico.

Entre as especialidades cirúrgicas oferecidas no Hospital Regional estão: cirurgia geral, ginecológicas, cirurgias em mastologia, neurológicas, obstétricas, oncológicas, ortopédicas, otorrinolaringológicas, urológicas e vasculares. Destaque também para o trabalho da equipe de anestesia no desempenho de 2011, trazendo conforto e segurança a todos os pacientes e no trabalho das demais equipes de especialistas.

Além das cinco (5) salas cirúrgicas, o setor é constituído também por vestiários, farmácia, expurgo, recuperação pós-anestésica (rpa), central de materiais esterelizados (cme) e depósito de material de limpeza (dml).

Status operacional

Com picos diários em suas atividades, pelo menos até as 19hs, o Centro Cirúrgico costuma realizar o maior número de procedimentos nas terças, quartas e sextas-feiras – sempre levando em consideração as cirurgias agendadas/programadas, classificadas como eletivas.

O bloco cirúrgico do HRVR é o mais movimentado da região, funcionando 24hs/dia para urgências e emergências graças ao trabalho de 42 profissionais de inúmeras áreas: tecnólogo, manutenção, auxiliares e instrumentador cirúrgico, farmacêutico, auxiliares de serviços gerais e administrativos, médicos especialistas e médicos anestesistas – um trabalho em equipe.

Para a enfermeira-chefe do Centro Cirúrgico, Flávia Aparecida, todos os integrantes tem um papel fundamental no cotidiano do setor, dos serviços gerais aos cirurgiões especialistas. “Temos aqui uma equipe multiprofissional comprometida e motivada com o trabalho, todos temos um mesmo objetivo: o atendimento de qualidade e humanizado ao cliente (paciente), isso sempre se reverte para satisfação individual e cria um bom ambiente, qualidades estas importantíssimas para um bom desenvolvimento profissional. Contamos com equipamentos importantes para realizar cirurgias minimamente invasivas e materiais descartáveis consignados com alta qualidade.”

 

 

 

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12