Centro Cirúrgico do HRVR/CONSAÚDE tem na alta tecnologia um aliado diário

O Hospital Regional Vale do Ribeira é a unidade de referência e principal aparelho de saúde pública da região. Sob responsabilidade do CONSAÚDE (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira), o HRVR conta, desde 19 de janeiro, com mais um Bisturi Eletrônico e uma Mesa Cirúrgica Elétrica. Os novos equipamentos fornecem maior segurança e precisão ao ato cirúrgico, além de serem únicos na região. Só no ano de 2010, o Centro Cirúrgico da instituição realizou 4.719 cirurgias e agora todas as salas de cirurgia possuem bisturis eletrônicos.

Somado as últimas novidades, como as recentes bombas de anestesia venosa, que possibilitam uma recuperação mais rápida do paciente no pós-operatório, o novo bisturi tem como grande destaque a capacidade de ser usado por dois cirurgiões ao mesmo tempo. De acordo com a tecnóloga do HRVR/CONSAÚDE, Priscilla Aline Prado: “O novo bisturi realiza seis tipos de coagulações diversas, além de desempenhar ações específicas para determinadas especialidades, tais como: neurologia, urologia, cirurgia vascular, etc.” Segundo o fabricante, o aparelho melhora em muito as cirurgias que fazem uso de aparelhos de vídeo.

Já a nova mesa cirúrgica, além de ser elétrica, é radiotransparente, ou seja, não interfere na imagem do Raio-X, o que possibilita sua perfeita utilização com o arco cirúrgico (espécie de Raio-X usado na sala de cirurgia). Desta forma, o novo equipamento permite maior dinamismo em procedimentos de emergência nos pacientes com politrauma (com lesões em vários membros e partes do corpo) e outros procedimentos eletivos (não emergências), das equipes de urologia, ortopedia e outras especialidades.

A primeira cirurgia a utilizar a nova mesa foi realizada pelo Chefe da Oncologia do HRVR/CONSAÚDE, o Dr. Márcio Paneghini, que aprovou o novo equipamento. “Ficou mais dinâmico movimentar o paciente na mesa elétrica, o que diminui o tempo da cirurgia. Ainda mais que a mesma se movimenta com controle remoto. Além disso, a mesa fornece maior conforto ao paciente e melhor movimentação e comodidade ao médico.”

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12