CONSAÚDE e CODIVAR reelegem seus presidentes

O Consórcio Intermunicipal de Saúde e o Consórcio de Desenvolvimento, ambos do Vale do Ribeira, elegeram de forma unânime seus presidentes, respectivamente os prefeitos, Emílson Couras da Silva (Apiaí) e Mercê Hojeije (Juquiá).

Ocorridas em Juquiá/SP, dia 15 de dezembro, interior do estado de São Paulo, as reuniões contaram com a presença da maioria dos municípios integrantes de ambos os Consórcios. Já no caso específico do CONSAÚDE, este é formado por 24 cidades localizadas no Vale do Ribeira e Litoral Sul.

 Pautas da reunião do CONSAÚDE

Além da reeleição, foram votadas, discutidas e aprovadas diversas outras pautas, tais como: o Planejamento das atividades a serem desenvolvidas para o ano que vem, o Orçamento para o exercício de 2012 da instituição, como também a manutenção do gerenciamento do Consórcio junto à Associação Beneficente de Apiaí, o que gerou um maior debate por parte dos presentes.

Planejamento e Orçamento para 2012 do CONSAÚDE

O orçamento anual de 2012 será o mesmo do exercício de 2011, ou seja, R$ 109 milhões. O recurso é destinado para a manutenção das unidades integrantes do Consórcio sob responsabilidade do governo do Estado.

O não aumento de recursos impedirá a instituição de promulgar melhorias salariais e contratar novos serviços, ou mesmo, realizar a reforma administrativa, pauta também apresentada na reunião. A impossibilidade de incremento nos valores repassados pelo Estado à instituição inviabiliza uma série de planos para 2012.

Esta notícia não atinge o perfeito andamento de empreendimentos como as obras do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), Rede de Reabilitação Lucy Montoro, Novo Hospital Regional de Itanhaem (HRI) e o novo Hospital Regional, no Vale do Ribeira. Para estes novos projetos será um orçamento à parte.

Segundo Maria Cármen Amarante Botelho, diretora superintendente do CONSAÚDE, todo o planejamento e investimentos foram discutidos com os respectivos Departamentos Regionais de Saúde (DRS’s), presentes na área de atuação da autarquia: Registro, Sorocaba e Santos, além da Secretaria Estadual de Saúde (SES). “Todas as ações e investimentos são amplamente discutidos com todos os atores do processo de organização e gerenciamento da saúde nas regiões, é uma postura rotineira nestes 11 anos de exercício do CONSAÚDE. É um trabalho em conjunto”

Além da diretoria do CONSAÚDE e do CODIVAR, estiveram presentes os prefeitos de Itariri (Dinamérico Peroni), Apiaí (Emilson Couras da Silva), Jacupiranga (Jessé), Cajati (Luiz Henrique Koga), Eldorado (Donizete de Oliveira), Pariquera-Açu (Zildo Wach), Juquiá (Merce Hojeije) e Itapirapuã Paulista (Luiz Gonzaga).

Já os municípios de Miracatu, Barra do Chapéu, Cananéia, Eldorado, Ilha Comprida, Iporanga, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Itaóca, Pedro de Toledo, Tapiraí e Cananéia enviram representantes munidos de procuração.

Saiba quais prefeitos vão encabeçar a presidência dos Consórcios da região:

CONSAÚDE

Presidente: Pref. Emílson Couras da Silva (Apiaí)
Vice – Presidente: Pref. Nilce Miashita (Sete Barras)
Presidente do Conselho Fiscal – Dinárico Peroni (Itariri)
Vice – Presidente do Conselho Fiscal – Pref. Maria Elizabeth Negrão (Iguape)

CODIVAR

Presidente: Merce Hojeije (Juquiá)
Vice – Presidente: Zildo Wach (Pariquera-Açu)
Conselheiros Fiscais: Luiz Henrique Koga (Cajati), Sergio Myashiro (Pedro de Toledo) e Eduardo Filletatz (B. do Chapéu)

Compartilhe

Notice: Undefined index: in /home/storage/5/d2/30/consaude2/public_html/wp-content/themes/consaude/sidebar.php on line 12